Em 2019, foram levantadas necessidades de implementar várias ações com o intuito de alavancar o turismo local
A Prefeitura de Tapira, por meio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), recebeu do Analista Técnico do SEBRAE, Alessandro Henrique de Souza, o Plano Municipal de Turismo de Tapira, com os projetos de sinalização dos atrativos e os roteiros turísticos elaborados.
O evento aconteceu no Plenário Vereador Pedro Rodrigues da Silva, na Câmara Municipal, e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juan Galhardo Pereira, do vereador Elizeu Daniel Lourenço, do sargento Alexandre Ferreira, dos membros do Comtur, servidores municipais e da população.
Em 2019, os conselheiros levantaram a necessidade de implementar várias ações com o intuito de alavancar o turismo local e, dentre elas, três tiveram um grau de relevância: a elaboração de um Plano de Turismo, o projeto de sinalização e estruturação dos pontos turísticos.
O SEBRAE acenou com a possibilidade de parceria na elaboração do Plano Municipal de Turismo, que contratou uma consultoria para elaborar o plano, a qual realizou estudos locais, levantou um diagnóstico e, embasada nessas informações, propôs ações de curto, médio e longo prazo.
“O Plano de Turismo contempla um planejamento de 10 anos e levantou vários aspectos potenciais do município, como o clima ameno, a gastronomia, a vocação para esportes de aventura, a ocorrência de água e lama sulfurosas, o ambiente propício para a observação de pássaros, dentre outros. A partir daí foram determinadas ações a serem implementadas pelo município para alavancar o turismo local”, expõe o secretário, Juan Pereira.
Outros dois fatores interessantes foram a criação de roteiros turísticos e do projeto de sinalização destes, o que facilita tanto a conexão entre os atrativos da mesma característica, quanto a capacidade de o turista chegar até os mesmos.
“Os roteiros foram planejados para serem realizados individualmente em um curto período, um roteiro por dia. Sendo assim, propõe-se a garantia da execução dos cinco roteiros em períodos de férias e feriados prolongados, garantindo a maior permanência em dias do turista na cidade”, destaca a conselheira, Fernanda Rosa de Resende.