Prefeito Robson Magela também apresentou o novo Comitê de Enfrentamento da cidade
Araxá tem um Plano Municipal de Vacinação para atender o projeto nacional de imunização contra a Covid-19. O tema foi abordado em Coletiva de Imprensa realizada no Auditório da Sede do Poder Executivo no Centro Administrativo Domingos Santos. Na oportunidade, ainda foram apresentados os nomes dos novos membros do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 da cidade.
O Prefeito de Araxá, Robson Magela, explicou ainda que a cidade já enviou ao Instituto Butantan uma carta de intensões para a compra de cem mil doses da vacina que está em desenvolvimento pelo órgão, assim que houver a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Nós já demonstramos o interesse em ter as doses da vacina e tratamos esse assunto como algo também primordial para a população de Araxá. Por isso, traçamos esse plano, junto a Secretária de Saúde e com isso Araxá sai na frente do Estado de Minas e do Governo Federal para que possamos, o mais rápido possível, vacinar as pessoas e podermos voltar aos poucos a normalidade”, disse.
O Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Governo, Mauro Chaves e o Presidente da Câmara Municipal de Araxá, Raphael Rios acompanharam a coletiva, além de outros vereadores, imprensa, assessores e membros do governo. A Secretária de Saúde, Diane Dutra ressaltou que é preciso agilizar a vacinação para não perder a estrutura que existe hoje, com a cidade voltando a uma rotina dentro do novo normal. “Além da prevenção com o uso de máscara, lavagem das mãos, higienização, distanciamento, que vamos ter que manter isso o ano todo, nós precisamos trabalhar com a imunização assim que possível para voltar as escolas e a vida ao normal. Por isso temos a intensão junto ao Ministério da Saúde, ao Estado e também, em comprar a vacina para que o mais rápido possível a gente consiga imunizar o maior número de pessoas em Araxá”.
São quatro etapas estipuladas para a vacinação. Ainda não há uma data marcada para iniciar o trabalho, mas, conforme as perspectivas de aprovação pela Anvisa, pode ser que aconteça a partir de fevereiro. Ao ser liberada pela Agência, o Ministério da Saúde pretende imunizar 23% da população, que no caso de Araxá, são cerca de 25 mil pessoas.
“Vamos ver se recebemos primeiro as doses do Ministério da Saúde ou se as que nós vamos comprar. Daí, que vai ser o nosso ponto de partida passa saber quantas pessoas conseguiremos vacinar na primeira fase. Lembrando que cada pessoa vai tomar duas doses e isso tem que ser cronometrado e agendado rigorosamente”, explica.
Quem vai abrir a imunização, assim que houver autorização, são os profissionais de saúde, idoso acima de 60 que são institucionalizados e os idosos acima de 75 anos, do público geral. Depois, os idosos do público geral acima de 60 anos, pessoas com comorbidades, professores, trabalhadores da segurança pública e pessoas privadas de liberdade pela justiça, e assim por diante. Existe ainda o estudo para que a faixa de idade entre 18 e 59 anos, que normalmente não é contemplada nos planos do Ministério da Saúde, em campanhas de imunização, que sejam vacinados em Araxá.
“Estamos trabalhando isso com a equipe, se é necessário também, se é viável, porque até agora, nos estudos não está contemplado. Se essas vacinas forem chegando via Ministério, as nossas poderão ser usadas nesse grupo, uma vez que a gente, nesse rastreamento, vá identificando que muitos jovens levam (o vírus) pra casa. Como eles não são comtemplados, talvez a gente entre com uma vacinação extra pra imunizar essas pessoas”, finaliza.
Novo Comitê
O Novo Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 em Araxá foi apresentado pelo Prefeito Robson Magela. O Decreto de criação já está pronto para ser publicado.
De acordo com Diane, uma primeira reunião já vai acontecer para colocar todas as pessoas cientes da situação, do papel do Comitê e iniciar as discussões acerca da pandemia.
Compõe o novo Comitê:
Emílio Newman – Presidente da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia)
Rodrigo Natal Rocha – Presidente do Sindicomércio em Araxá
Itamar machado – Representante da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
Rick Paranhos – Procurador Jurídico do Município
Cristiane Pereira – Secretária de Ação e Promoção Social
Zulma Moreira – Secretária de Educação
Major Eurípedes Lemos – Secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana
Juliano Cesar – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovações Tecnológicas
Ney Dutra – Superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA)
Diane Dutra – Secretária de Saúde
Jaqueline Ribeiro – Médica Infectologista
Carlos Heráclito Ramires – Médico Intensivista e Diretor da Unidade de Pronto Atendimento de Araxá (UPA)
Alonso Garcia – Médico cardiologista
Moacir Santos – Vereador