Mulheres eram atendidas, até o final de 2020, no Hospital Dom Bosco, por meio de convênio com a Secretaria de Saúde
Por Caio Ranieri
Um grupo de gestantes de Araxá procurou a reportagem do Portal Minas no Foco mostrando uma preocupação: neste ano, os atendimentos de partos e emergências delas, que usam os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), passaram a ser realizados na Santa Casa de Misericórdia de Araxá. O medo dela tem nome: Covid-19. A Santa Casa é o Hospital Referência para os atendimentos de pacientes com o Novo Coronavírus para Araxá e região.
Uma dessas gestantes é Joiciane Valdisser. Ela conta que antes, até o final de 2020, as mulheres estavam fazendo todos os procedimentos no Hospital Dom Bosco, que mantinha um convênio com o Município para receber as grávidas. Já nos primeiros dias de janeiro os atendimentos foram transferidos para a Santa Casa de Araxá.
“Eu ainda não estava grávida quando começou a pandemia, mas soube pelas outras mulheres do grupo. Quando iniciou a Covid-19 aqui, todos os atendimentos de gestantes foram passados para o Hospital Dom Bosco, devido ao alto risco para todas. Eu por exemplo fui atendida pelo SUS no Hospital Bom Bosco ainda no final do ano passado. Já nesse ano, fui encaminhada para a Santa Casa. Nós somos atendidas pelo SUS via serviços da FAMA. Algumas mães do grupo já, inclusive, deram à luz lá na Santa Casa”, explica Joiciane.
Essa mudança tem levado medo as mães que ainda estão no andamento da gestação, com o fato de serem agora atendidas onde os casos SUS-Covid também são recebidos.
“O que me estranha é que assim que começou a pandemia as gestantes foram transferidas para atendimento no Dom Bosco, justamente devido aos riscos com a Covid-19. Agora, a gente continua na pandemia e os atendimentos voltam para a Santa Casa”, completa a gestante.
A reportagem do Portal Minas no Foco entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá, em busca de informações junto à Secretaria de Saúde.
Em contato telefônico com o Jornalista Jorge Mourão, Assessor de Imprensa da PMA, ele nos informou que a gestora da saúde, Diane Dutra disse que o retorno dos atendimentos das gestantes à Santa Casa faz parte da volta do Hospital aos atendimentos normais, inclusive de cirurgias eletivas. Ainda, que a área relacionada à Covid-19 é totalmente isolada dos demais serviços prestados, para garantir a segurança dos outros pacientes que passam pelo Hospital.
“O paciente que está circulando por lá não corre o risco de ter contato algum com os pacientes da área de atendimento Covid. Isso foi muito bem definido. A medida de mudar os atendimentos foi durante aquela situação mais emergencial, em que a Santa Casa estava exclusivamente para a Covid-19. Houve essa mudança agora e está garantida a segurança”, explica Jorge.
Por hora essa é a determinação e não há perspectiva de retornar esses serviços do SUS para o Hospital Dom Bosco, uma vez que a Santa Casa foi preparada para restabelecer os atendimentos que, até então, haviam sido redirecionados.