Acordo foi assinado entre a Sedru e dez municípios da região com objetivo de desenvolver o Consórcio Intermunicipal que será responsável por gerir o resíduo sólido
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana (Sedru) assinou, na Cidade Administrativa, Termo de Cooperação Técnica Administrativa para o fortalecimento do Consórcio Intermunicipal de Destinação Final de Resíduos Sólidos com dez municípios do Alto Paranaíba criado no final do ano passado, por meio de parceria com a Sedru.
A Secretaria, por meio deste Termo, vai apoiar os municípios na captação de recursos federais para a realização de ações e a construção de empreendimentos que possibilitem a gestão, o tratamento e a destinação correta do lixo, além de auxiliar tecnicamente os municípios na estruturação do consórcio fornecendo as ferramentas jurídicas necessárias para o seu desenvolvimento.
O secretário adjunto da Sedru, Alencar Santos Viana, destacou que o Governo de Minas não mede esforços para apoiar as prefeituras mineiras na solução dos seus problemas com a destinação de resíduo. “É o papel do Estado apoiar e ajudar os municípios, não só com recurso mas com a competência técnica existente no Governo de Minas. Os municípios do Alto Paranaíba estão dando um passo fundamental ao selar essa união para por fim aos lixões e a Sedru será parceira deles durante todo este processo” destacou.
O consórcio vai atender uma população de 103 mil habitantes que gera aproximadamente 104 milhões de quilos de resíduos por ano. O consórcio será formado pelos municípios de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.
C/ Ascom