Minas no Foco

Tom Farias e Leni Nobre abrem programação de 35 anos de celebração do Sempre Um Papo em Araxá

Eles vão falar de Carolina Maria de Jesus, que recebeu título de Doutora Honoris Causa pela UFRJ

O Sempre Um Papo e a CBMM abrem a programação 2021 do projeto em Araxá, neste ano comemorativo dos 35 anos de realização ininterrupta, recebendo o escritor Tom Farias e a professora Leni Nobre, para falarem sobre Carolina Maria de Jesus, escritora, compositora, poetisa, da favela do Canindé e ex-catadora de papel que acaba de receber, em homenagem póstuma, a concessão do título de Doutora Honoris Causa pelo Conselho Universitário da UFRJ. O encontro será no dia 25 de março, quinta-feira, às 19h, com transmissão gratuita pelos canais virtuais do projeto Youtube, Instagram e Facebook.

Tom Farias é autor do livro “Carolina – Uma Biografia” (Ed. Malê). Carolina Maria de Jesus nasceu em 14 de março de 1914, em Sacramento, Minas Gerais, cidade que fica a cerca de 60 quilômetros de Araxá, em uma comunidade rural, filha de pais analfabetos. Teve uma infância sofrida e, aos sete anos, frequentou a escola, quando aprendeu a ler e a escrever. Em 1937 mudou -se para São Paulo. Aos 33 anos, desempregada e grávida, mudou-se para a favela do Canindé, na zona norte da capital paulista.

Trabalhava como catadora de papel e, nas horas vagas, registrava o cotidiano da favela em cadernos que encontrava no material que recolhia. Um destes diários deu origem a seu primeiro livro, Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, publicado em 1960. A obra virou best-seller, foi vendida em 40 países e traduzida para 16 idiomas. Três anos depois, publicou o romance “Pedaços de Fome” e o livro “Provérbios’. Morreu em fevereiro de 1977, aos 62 anos, de insuficiência respiratória. Outras seis obras póstumas foram publicadas após sua morte, compiladas a partir dos cadernos e materiais deixados pela autora.

Tom Farias é jornalista, escritor, crítico literário, pesquisador, biógrafo, dramaturgo e roteirista. É autor de 11 livros, entre biografias, romance e ensaios literários. Finalista do Prêmio Jabuti (2009) recebeu o prêmio “Sílvio Romero”, da Academia Brasileira de Letras, “Medalha Honra ao Mérito”, do Governo do Estado de Santa Catarina, e a “Medalha Cruz e Sousa”, da Câmara Catarinense do Livro, entre outros.

Leni Nobre de Oliveira é professora de Ensino Profissional Técnico e Tecnológico de Nível Médio e de graduação. Atualmente, é vereadora na Câmara Municipal de Araxá, Graduada em Letras Portugues/Inglês e suas literaturas, é especialista em Literatura Brasileira pela PUC-MG, mestre em Teoria da Literatura e doutora em Literatura Comparada, ambos pela UFMG. Atuou na Unidade de Araxá do CEFET-MG também como coordenadora do Pró-técnico, chefe de Departamento, coordenadora de várias ações e representante em vários eventos do Cefet em outras unidades e eventos da Cultura em geral. É autora do livro de poesias “O sol brilha por si”, de uma Dissertação de Mestrado, uma tese de Doutorado e de muitos artigos nas áreas da matemática, literatura comparada, Teoria da Literatura, sob diversos temas e só diversos autores e obras.

O Sempre Um Papo é viabilizado com o patrocínio da CBMM com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

#SempreUmPapoEmCasaAraxá com Tom Farias e Leni Nobre

Dia 25 de março, quinta-feira, às 18h, evento virtual gratuito com transmissão pelo Youtube, Instagram e Facebook: @sempreumpapo

Informações: 31 22611501 – www.sempreumpapo.com.br

Compartilhe esta notícia:

Related Posts