Minas no Foco

Livro de autor sacramentano mostra as Joias Aladas da Serra da Canastra

Beija-flores são retratados pelo fotógrafo Alessandro Abdala

Em edição de luxo e linguagem acessível, o livro “JOIAS ALADAS: os incríveis beija-flores da Serra da Canastra” combina conhecimento científico e arte, de modo a encantar o leitor e despertar o interesse pela preservação e valorização da rica biodiversidade brasileira.

Em edição bilíngue (português/inglês) o livro descreve as 21 espécies de beija-flor que ocorrem na Serra da Canastra, acompanhadas de fotos, ilustrações, observações sobre comportamento, características, peculiaridades e área de ocorrência.

Aspectos históricos e culturais são tratados em um texto envolvente, que percorre desde os primeiros registros dos beija-flores no Novo Mundo até a relação dessas aves com os povos da Serra da Canastra.

Além dos beija-flores o livro faz um panorama da história e cultura, paisagens, plantas e outros bichos do Cerrado Mineiro. Vale destacar as espetaculares ilustrações do artista Denis Balduíno, que desenha com maestria cenários e beija-flores em detalhes impressionantes, às vezes imperceptíveis em fotos ou na observação em campo.

Com mais de 400 espécies de aves e uma considerável área de Cerrado preservado, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos principais hotspots para observação de pássaros do mundo e se constitui em um verdadeiro refúgio da vida selvagem no Brasil.

Nas palavras do autor: “Em campo para produzir as imagens, adentrei o secreto mundo dos beija-flores e acompanhei de perto o modo de vida e a natureza dessas surpreendentes criaturas. Verdadeiro alumbramento! Compreendi o fascínio despertado por esses diminutos pássaros e o encantamento que exercem nos seres humanos. Brilhantes, irrequietos e destemidos, os beija-flores da Serra da Canastra travam uma batalha diária em busca de alimento e sobrevivência. Ver o pequeno e delicado chifre-de-ouro pairando quase imperceptivelmente sobre as flores da arnica-da-serra no ambiente inóspito cravejado de rochas dos campos rupestres, ou o ritual acrobático do beija-flor-de-bico-curvo durante o cortejo nupcial nas savanas naturais, ou ainda a explosão reluzente do beija-flor dourado refletindo fagulhas de sol nos pomares das fazendas me trouxe a certeza da íntima ligação entres essas aves e o santuário ecológico da Serra da Canastra.”

Historiador de formação, Alessandro Abdala é professor, fotógrafo de natureza, designer gráfico e autor do livro “SERRA DA CANASTRA: Refúgio das Aves do Cerrado”, publicado em 2017 e indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura. O projeto levou três anos para ser concluído e conta com o patrocínio da empresa Queijos Scala, de Sacramento MG. O lançamento acontece na sexta-feira 09 de abril no Canal do Avistar Brasil, no Youtube. O livro pode ser adquirido através do site do autor: https://alessandroabdala.com/livrojoiasaladas.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts