Ação tem objetivo impedir maior movimentação de pessoas em locais e horários de grande fluxo de clientes
Para evitar aglomerações, a Prefeitura de Araxá alterou o decreto municipal publicado após o fim da Onda imposta pelo Governo do Estado. A nova determinação autoriza o funcionamento diário de hipermercados, supermercados, mercados e mercearias, açougues, peixarias, lojas de conveniência e quitandas, inclusive aos domingos e feriados, até às 20h.
A ação tem como objetivo impedir uma maior movimentação de pessoas em locais e horários de grande fluxo de clientes. O novo decreto também modifica o funcionamento de comércio em shoppings e galerias, pátios e correlatos, de segunda a sábado, das 12h às 21h, permanecendo fechados aos domingos e feriados. As praças de alimentação desses locais permanecem com o mesmo horário de funcionamento, de segunda a sábado até às 22h e aos domingos até às 15h. Após esses horários esses estabelecimentos poderão atender através de venda remota (delivery), sendo proibida a retirada no local.
Todos os estabelecimentos autorizados ficam obrigados a realizar aferição de temperatura dos clientes na porta de entrada, alertar quanto à obrigatoriedade do uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social de dois metros entre as pessoas nas filas, controlar a entrada de pessoas para evitar aglomerações e proibir a entrada de crianças menores de 12 anos.
As mudanças foram solicitadas ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e o monitoramento das denúncias de aglomerações são realizadas por meio do call center 9.9257-1122. O novo decreto assinado pelo prefeito Robson Magela foi publicado nesta segunda-feira (19). As deliberações definidas no decreto podem ser revistas a qualquer momento, caso haja alteração da estrutura do serviço público de saúde e o avanço da pandemia no município.