Cabe a cada instituição, conforme suas particularidades, determinar a data de reinício do atendimento presencial
A retomada das atividades presenciais em instituições particulares de ensino de Patos de Minas está autorizada com a entrada do município na onda amarela do Minas Consciente, o que acontece a partir deste sábado (1º/5). Em relatório do Comitê Executivo Covid-19, o Governo estadual apontou essa fase do programa como gatilho para o retorno. Para a rede municipal, contudo, a prefeitura entende ser necessário tempo maior para adequações, e a previsão é voltar a partir de junho.
Desde março, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e a Secretaria Municipal de Educação estudam os critérios para que o ensino na cidade regresse presencialmente. O trabalho nesse sentido fortaleceu-se depois que o Governo de Minas Gerais publicou relatório recomendando retornar o quanto antes, de forma segura e planejada, para não ampliar os déficits na aprendizagem dos estudantes mineiros.
Leia aqui o Relatório Final do Grupo de Trabalho do Governo de Minas Gerais.
“A experiência internacional mostrou que a retomada, em grande parte dos casos, não levou ao aumento do contágio na sociedade, como enfatiza o relatório elaborado pelo estado. Viu-se que os riscos e impactos da paralisação das atividades escolares por tempo tão prolongado é maior do que manter as escolas abertas. Têm-se contabilizado enorme prejuízo no aprendizado de crianças e adolescentes, além de impactos na saúde mental deles”, enfatiza o prefeito Luís Eduardo Falcão.
A prefeitura definiu normas sanitárias próprias para o setor educacional, adequando o protocolo do Minas Consciente à realidade local. O documento elenca critérios mínimos para esse retorno e deixa clara a necessidade de as unidades de ensino aplicarem as regras de distanciamento e higienização em todo o ambiente escolar. O protocolo municipal também orienta o gestor da escola a:
– implementar políticas de afastamento dos funcionários que não sejam punitivas, como licença médica, para permitir que profissionais do grupo de risco e profissionais que apresentem sintomas de infecção respiratória permaneçam em casa;
– fornecer máscaras descartáveis aos colaboradores caso não estejam de posse de máscaras pessoais, além de demais itens de acordo com o tipo de atividade executada (botas impermeáveis de cano longo e luvas de borracha, gorros, capote/avental, protetor ocular);
– proceder o retorno de forma escalonada e com atendimento presencial e remoto (on-line), dando opção de escolha aos pais e estudantes.
Acesse aqui o protocolo para retorno presencial das atividades escolares em Patos de Minas.
Acesse aqui o protocolo sanitário elaborado pelo Governo de Minas Gerais.