Por Caio Ranieri
As cidades de Ibiá e Patos de Minas, no Alto Paranaíba, também já deram início a Campanha de Vacinação contra o HPV. No Brasil, um total de 5,2 milhões de meninas entre 11 e 13 anos precisa receber a primeira dose da vacina contra o vírus papiloma humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero.
Em Ibiá a Secretaria de Saúde vai vacinar 493 pré-adolescentes de acordo com o calendário determinado. Caso alguma jovem perca a vacinação realizada na Escola, os pais deverão levá-la à Unidade Básica de Saúde do bairro. É bom lembrar que a vacinação será feita em três doses. A primeira agora, a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos depois.
Em Patos de Minas, a equipe do Programa de Atenção Primária já passou pela Escola Estadual Padre Almir realizando o trabalho de prevenção. As próximas são as Escolas Estaduais Coronel Osório Maciel e Abner Afonso. De acordo com Marilene Rivani Nunes, a vacinação é uma forma de prevenir as mulheres contra o vírus. “Somente após a cobertura das escolas públicas e particulares do Município é que a vacina será disponibilizada nos postos de saúde”, informou.
Mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV, em Patos de Minas, com Marilene Rivani Nunes, coordenadora do Programa de Atenção Primária, no telefone (34) 3822-9619.
C/ Ascom