Processo é composto pela avaliação de três dimensões
O Ministério da Educação (MEC) enviou no início desta semana uma Comissão de Avaliação de Cursos para avaliar o curso de Engenharia de Produção, lançado no início de 2010 pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), no Alto Paranaíba.
As Universidades e os Centros Universitários têm autonomia para criarem cursos e, após decorrida a primeira metade da sua instalação, essas instituições devem solicitar a visita de uma comissão de Especialistas do MEC para o seu reconhecimento.
A comissão é composta por dois avaliadores que são professores em outras instituições. Esses professores foram sorteados no Banco Nacional de Avaliadores (BASis) e ficaram em Araxá na segunda e terça-feira, realizando no Uniaraxá uma série de levantamentos, averiguação de documentos e constatando se o que estava no projeto inicial do curso está sendo cumprido.
O processo é composto pela avaliação de três dimensões: Organização Didático-Pedagógica do curso, Corpo Docente e Infraestrutura, além do cumprimento dos Requisitos Legais e Normativos.
As fontes de consultas que os avaliadores utilizam são o Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI, Projeto Pedagógico do Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Formulário Eletrônico preenchido pela Instituição no Sistema Eletrônico do MEC, além da documentação comprobatória e visitas às instalações do Campus.
Uma breve reunião foi realizada para encerrar a visita. Na oportunidade, o reitor do Centro Universitário, Professor Válter Gomes, destacou a oportunidade da instituição por ter recebido dois especialistas no período da avaliação e acrescentou a importância do reconhecimento do Curso de Engenharia de Produção pelo MEC.
Ainda sobre a visita, Válter Gomes afirma que o processo de preparação para recebimento de uma comissão avaliadora é muito interessante. “É um dos momentos em que a Instituição revê todas as suas ações com foco na qualidade do ensino: são revisados os seus processos internos, rotinas e documentação; e é realizada uma profunda autoavaliação de desempenho, o que sempre gera oportunidades de melhorias”, explica.
Provavelmente no início da próxima semana, o MEC enviará o relatório. A expectativa, claro, é do reconhecimento do curso de Engenharia de Produção, considerando o nível elevado dos profissionais e da estrutura do Uniaraxá.
C/ Ascom