Carreta vai atender cidades da microrregião de Araxá entre os dias 11 e 16 de abril
Ação do Deputado Bosco junto ao Governador Antonio Anastasia e o Secretário de Saúde, o Deputado Federal Alexandre Silveira, resultou na inclusão de Araxá e microrregião no importante programa do governo de estado, o Ver Minas, que já tem data marcada para sua realização.
Será do dia 11 ao dia 16 de abril e beneficiará além da cidade de Araxá, toda a microrregião, incluindo as cidades de Campos Altos, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Santa Juliana e Tapira. O programa é realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e a outra com uma sala cirúrgica.
As unidades têm capacidade para realizar, por dia, cerca de 800 consultas, 3,2 mil exames e 250 cirurgias e contam com médicos oftalmologistas que estão aptos a realizar cerca de 17 procedimentos diferentes, entre eles, a correção cirúrgica do estrabismo, reconstituição parcial de pálpebra, implante secundário de lente intra-ocular e biomicroscopia de fundo de olho.
Para ter acesso ao atendimento, o cidadão, com idade superior a 50 anos, deverá apresentar o Cartão Nacional de Saúde e um documento de identidade e passar pela triagem para realizar a consulta e os exames preliminares.
Caso seja identificada a necessidade de cirurgia, o paciente é encaminhado, no mesmo dia, para realizar o procedimento e no final, recebe uma bolsa, contendo um óculos para proteção, o medicamento necessário (colírio), receita e orientações quanto aos cuidados a serem adotados. Antes de ser liberado, é agendado os retornos pós-operatório, o primeiro em 48 horas e o próximo para 30 dias. Atenção: É imprescindível a apresentação da identidade e do cartão SUS.
“Conhecemos bem as demandas existentes deste importante setor da saúde, tanto em Araxá, como na região, principalmente no que se refere à cirurgia de catarata. Daí o motivo pelo qual empenhamos de forma especial junto ao governo para que as pessoas que necessitam deste tipo de tratamento possam ter da forma gratuita, acesso e a oportunidade de recuperar sua visão”, destacou o parlamentar.
C/ Ascom