Entre os critérios, o interessado deve ter apenas um imóvel e morar nele e a renda bruta da família não pode ultrapassar dois salários
O Projeto Mãos à Obra, lançado em julho pela Prefeitura de Araxá, ainda tem vagas para cadastro de famílias carentes que irão receber materiais de construção do para a reforma de suas casas.
A secretária municipal de Ação Social, Cristiane Gonçalves Pereira, diz que até o momento 92 cadastros já foram aprovados, de um total de 208 vagas disponíveis. “Nas primeiras semanas houve bastante interesse da população em participar do programa. Entretanto, hoje a procura está baixa”, informa.
Entre os critérios para participar do programa, o interessado deve ter apenas um imóvel e morar nele, a renda bruta da família não pode ultrapassar 2 salários mínimos (R$ 2.200,00) e ter condições para fornecer mão de obra, equipamentos e ferramentas para as obras. O agendamento para o atendimento no Setor de Habitação da Secretaria de Ação Social é feito no site (www.maosaobra.araxa.mg.gov.br).
Após o agendamento, ele deve comparecer no setor no dia e hora marcados, em posse de toda a documentação exigida: Documento de Identidade com foto (RG ou CNH), CPF, Folha Resumo do CadÚnico atualizado, comprovante de renda de todos da família, fotos atualizadas do imóvel e comprovante regular da propriedade.
“Outro ponto preocupante é que muitos fazem o cadastro no site, agendam o horário, mas no dia agendado não comparecem. Então a gente pede que apenas pessoas que realmente têm interesse se inscrevam neste projeto”, afirma Cristiane.
A titular da pasta explica que muitos imóveis de Araxá, principalmente em bairros de baixa renda, foram construídos sem o apoio de um profissional especializado ou ficaram com estrutura inacabada.
“O projeto também oferece assistência técnica especializada. É uma forma de dar mais dignidade a essas famílias de baixa renda que por vezes moram em casas inacabadas, com umidade ou sem ventilação e que acabam comprometendo a saúde dos moradores”, afirma.