Cerca de 200 pessoas que esperam cirurgia de catarata devem ser atendidas até o final de fevereiro
O Prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo, anunciou o repasse de 1 milhão de reais para o Projeto Fila Zero, da Secretaria Municipal de Saúde. O programa prevê a retomada de cirurgias eletivas, que não são consideradas de urgência, após um longo período de suspensão, devido à pandemia de Covid-19.
Em cerimônia na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, 43 pacientes, de uma fila de 200 pessoas, foram convidados a agendar suas cirurgias de catarata, com início para o próximo dia 10. “No mandato passado conseguimos zerar uma fila de espera para 400 cirurgias de catarata. Devido a pandemia, a fila voltou a crescer, mas, em um período próximo, conseguiremos resolver a demanda de todos”, afirmou o vice-prefeito Osmar Trevisan Junior.
De acordo com o secretário de saúde, Reginaldo Afonso dos Santos, a expectativa é que essas 200 pessoas à espera de cirurgias oftalmológicas sejam atendidas até o final de fevereiro. Além de cirurgias para corrigir a catarata, o Projeto Fila Zero pretende atender outros procedimentos não emergenciais em conformidade com a capacidade de atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Sacramento. Um exemplo é o mutirão de 20 cirurgias ortopédicas previstas para os próximos dois fins de semana.