Minas no Foco

Abertas inscrições para etapa Alto Paranaíba do Projeto Minas Cine

Ação realiza pesquisa inédita sobre a cadeia audiovisual no Estado, além de cursos e seminário

Da Redação

Com uma produção destacada nas últimas duas décadas, vencedora de prêmios em festivais importantes no Brasil e no exterior, o cinema mineiro será protagonista do “Minas Cine”, um amplo e inédito projeto sobre toda a sua cadeia audiovisual, que envolverá desde cursos de formação à pesquisa sobre os seus diversos segmentos.

Estão abertas as inscrições para a sétima turma do curso de “Elaboração e Produção de Projetos Audiovisuais”. Esta turma é dedicada aos moradores da Região do Alto Paranaíba. Serão sete módulos, num total de 28 horas/aula, no período entre 07 e 16 de março de 2022.
As inscrições gratuitas são feitas via Sympla, pelo https://www.sympla.com.br/minascine-etapa-alto-paranaiba–curso-gratuito-de-producao-de-projetos-audiovisu__1486981 e vão até 03 de março de 2022. Serão no total 30 vagas, preenchidas por processo seletivo com análise de atuação no audiovisual.

Liderada pela Ong Contato e viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, da Cemig e do governo de MG, a pesquisa contemplará todas as regiões do Estado para a confecção de um raio-x que servirá de base para estudos investigativos e elaboração de um planejamento mais efetivo, visando o crescimento do audiovisual mineiro.

“Embora tenhamos uma produção efervescente e bastante premiada, faltam ainda muitos dados para compreendermos como ela pode ser melhor estimulada em seus diversos campos, da universidade à sala de exibição, passando pelo perfil dos espectadores. Esse é o grande objetivo do Minas Cine”, afirma o coordenador Helder Quiroga.

O Projeto

O primeiro passo do “Minas Cine” foi dado em outubro, com o início dos cursos técnicos e das atividades de formação, produção e intercâmbio de conhecimentos entre artistas, coletivos e profissionais do mercado audiovisual brasileiro. A iniciativa, disponibilizada de forma gratuita, abarcará as dez regiões administrativas de Minas Gerais. O curso possui sete módulos, num total de 28 horas/aula em formato online. No ano de 2021, foram contempladas 5 regiões do Estado.

Em 2022, são contemplados outras 5 regiões do Estado para o Curso de Formação: Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Alto Paranaíba; Norte de MG, Centro-Oeste de MG e Rio Doce. “Minas Gerais é o nascedouro do cinema nacional e precisa se preparar para os desafios que este segmento terá de enfrentar nos próximos anos, seja a nível tecnológico, seja em termos de novas dinâmicas de mercado. Acreditamos que temos condições de protagonizar uma nova fase de valorização do audiovisual brasileiro”, assinala Quiroga.

Entre os professores que participarão do curso estão nomes importantes ligados à produção e ao estudo do cinema no país. Entre eles, a produtora Débora Ivanov, que abordará as políticas públicas para o audiovisual; Igor Kupstas, diretor da O2 Play, distribuidora da O2 Filmes, que falará do negócio da distribuição e do cinema digital. Completam a equipe Rafael Neumayr (Direito Autoral, Controladoria e Prestação de Contas),Minom Pinho (Produção Executiva para o Audiovisual), Tammy Weiss (Sustentabilidade, Inclusão no Audiovisual e Film Comission), Júlia Nogueira (Formatação e Elaboração de Projetos Audiovisuais), Victor Lopes (Metodologias e Técnicas de Pitching).

Além do curso, uma inédita pesquisa sobre o consumo audiovisual em nosso Estado será desenvolvida nos próximos meses, com a participação de entidades diversas. O resultado será apresentado em seminário, a ser realizado em 2022, e ganhará a forma de publicação e web-série, com a disponibilização dos dados. A ONG Contato é uma entidade privada sem fins lucrativos, criada em 2001, na capital mineira. Voltada para a realização de projetos e ações que visam à formação e capacitação profissional, geração de conteúdos e articulação em rede.

Entre os projetos desenvolvidos estão o Circuito Cinematográfico de Periferia, Residências Criativas e a revista Elipse. Para detalhamento das informações do curso – explicação sobre os módulos, currículos professore (as), acesse o link: https://ongcontato.org/portfolio/minascine/.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts