Minas no Foco

Mais materiais odontológicos supostamente vencidos são encontrados por Vereadores de Araxá

No dia 28 de fevereiro, parlamentar já havia encontrado outros produtos e medicamentos em consultório instalado no Caic

Foto extraída do vídeo

Da Redação

Após encontrar produtos e medicações supostamente vencidos no consultório odontológico instalado na Escola Municipal Professora Leonilda Montandon (Caic), no Bairro Ana Pinto de Almeida, Setor Norte de Araxá, a Vereadora Fernanda Castelha (PMN) seguiu fiscalizando outros consultórios da cidade. Na tarde dessa quarta-feira (02), acompanhada do Vereador Luiz Carlos Bittencourt (PODE), foi publicado em Redes Sociais da parlamentar, um vídeo denunciando mais medicações e produtos que também estariam vencidos.

Segundo a publicação, “após a repercussão da denúncia, a administração municipal determinou o recolhimento imediato de todos os medicamentos vencidos que, supostamente, estavam sendo utilizados em pacientes que fazem tratamento odontológico nas unidades de saúde”, diz a nota. Fernanda e Luiz Carlos encontraram um carro, no Almoxarifado da Prefeitura, que foi usado para recolher os materiais. O carro estava lotado de caixas e embalagens de produtos odontológicos que podem estar vencidos, identificados com nome da unidade de saúde de onde foram recolhidos.

“Também fomos à Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Luzia, onde, novamente, encontramos uma imensa quantidade de medicamentos e materiais vencidos. Muito além do enorme desperdício de dinheiro público, em consequência da perda dessa grande quantidade de medicamentos e materiais caros, está o fato de que, até minha denúncia, estavam nas unidades de saúde, possivelmente sendo usados para tratar os pacientes, conforme dão conta as informações que recebi”, diz a Vereadora na publicação.

Fernanda reforçou ainda que vai trabalhar para identificar as causas dessa falha, que ela afirma ser grave, e tomar todas providências cabíveis. “Não podemos permitir a perda de medicamentos e materiais tão caros, e muito menos que sejam utilizados em pacientes após o prazo de validade”, finaliza a nota.

Comissão Parlamentar de Inquérito

Fernanda e Luiz Carlos, em outro vídeo publicado no final da noite de quarta-feira, afirmaram que vão entrar com pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Municipal de Araxá para investigar a situação. “Para que a CPI seja criada é necessário que o requerimento seja assinado por 1/3 dos membros da Casa Legislativa, ou seja, que esteja assinado por, pelo menos cinco vereadores”, explica a postagem. Além de Fernanda e Luiz Carlos, as Vereadoras Maristela Dutra (Patriota) e Leni Nobre (PT) já haviam assinado. Veja o vídeo aqui: https://fb.watch/bvOpUXPzLi/

O que diz a PMA

A Prefeitura de Araxá disse em nota que ordenou a Procuradoria Geral do Município que inicie imediatamente uma investigação para apurar as denúncias feitas pela Vereadora e todos os possíveis responsáveis, além de afirmar que jamais ordenou que medicamentos vencidos fossem usados em pacientes. O caso está sendo devidamente apurado pelo Poder Executivo Municipal.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts