Trabalhos tiveram início com visitas e oficinas nas escolas
A Academia Juvenil de Letras de Araxá será reativada em 2022. Um projeto da Academia Araxaense de Letras (AALetras), a AAJULE pretende contribuir de forma significativa para a formação de uma nova geração de leitores e escritores da cidade e ressalta a vontade dos imortais da AALetras de se aproximarem da população na promoção da literatura como um bem comunitário.
As atividades para a reativação da Academia Juvenil já tiveram início. A comissão que coordena os trabalhos definiu que o movimento começa com oficinas preparatórias (em março) e um concurso literário para estudantes de 13 a 18 anos.
As oficinas contarão com a parceria do projeto OAB nas Escolas, com capacitação de jovens sobre direitos e cidadania. O concurso terá como tema principal a “Metamorfose”. Foram definidos ainda cinco subtemas que serão adotados pelas escolas, de acordo com o planejamento delas para este ano. “A unidade fará depois uma pré-seleção e, finalmente, uma comissão julgadora composta por membros da Academia, professores do Uniaraxá e do Cefet escolherá os 40 melhores textos. Os trabalhos farão parte de um livro e os 40 jovens vão compor a nova Academia Juvenil, sendo 30 membros efetivos e 10 suplentes”, anuncia o acadêmico, Bruno Barbosa Borges, membro da comissão interna de reativação.
Serão mobilizados quase três mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. O lançamento do livro e a posse da nova diretoria da Academia Juvenil estão previstos para agosto. O projeto conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino, Colégios Dom Bosco, São Domingos e Atena, Rotary Club de Araxá Sul, Uniaraxá, ACIA e CDL.