Projeto Arachazinho e sua turma em: A chegada dos Arachás é feito pela Lei Aldir Blanc, FCCB e Instituto Andaia Arachás
Aconteceu na segunda-feira, 21 de março, em https://www.instagram.com/arachazinhoesuaturma/ a live de lançamento do projeto Curta Metragem Arachazinho – Chegada e nome dos Arachás. Em parceria com a FCCB, através da lei Aldir Blanc, o Instituto Andaiá Arachás apresentoua a todos o mais novo personagem, o Arachazinho. Descendente da etnia Catú-Awá Arachás (conhecidos em português como cataguases Arachás), esse carismático indiozinho vem, junto com sua turma que é composta por animais do cerrado e o cacique, contou um pouquinho sobre como foi a chegada da tribo aqui na nossa região.
Esse curta metragem é animado em 2D e o cenário é a famosa serra da Bocaina, exatamente por onde os índios chegaram e puderam constatar que aqui é mesmo um “lugar alto, de onde primeiro se avista o sol”, batizando assim essa terra de Arachás.
“Há mais de 15 anos o Instituto Andaiá vem fazendo um trabalho de reconhecimento sobre a cultura e etnia dos Arachás, inclusive dentro de universidades com o auxílio de pesquisadores das áreas de história e antropologia, e por meio do Arachazinho esperamos fazer um trabalho junto a comunidade araxaense para o reconhecimento da nossa história”. Veja o vídeo de lançamento!