Animal teve produção de 123 quilos de leite foi a grande campeã da competição
Foi encerrado o Torneio Leiteiro do gado Gir, na 40ª Exposição Agropecuária de Araxá (ExpoAraxá). Sete animais competiram nesse não, no 3º Torneio da raça que é realizado pela mostra. A competição é ranqueada pela Associação Brasileira de Criadores de Grei Leiteiro (ABCGIL) e os produtores vencedores agregam grande valor aos animais que se destacam nos torneiros realizados em feiras agropecuárias.
Em Araxá, a vaca Ficção Fiv de Brasília, do produtor Winston Frederico de Almeida Drummond, venceu o torneio com um total de 123, 574 quilos de leite, com uma média 41,141 de produção. Ela foi a melhor fêmea adulta e melhor úbere fêmea adulta da competição. A vaca veio de uma fazenda no município de Capinópolis (MG).
A diretoria da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap) acompanhou com entusiasmos a última pesagem e avaliou positivamente a 3ª edição do torneio. “Hoje é muito importante para a Arap, porque com isso podemos acompanhar o quanto a raça está evoluindo, demonstrando maior produção de leite. Essa é uma raça totalmente adaptável ao Brasil. Além disso, conta pontos no ranking para o criador e expositor”, afirma Christian Pablo um dos diretores da Arap.
Concurso Queijo Minas
No mesmo dia, a Emater-MG, Arap, Instituto Mineiro de Agropecuária e outros parceiros realizaram a etapa Araxá do Concurso Queijo Minas Artesanal. Quatorze produtores da região produtora Araxá, participaram do evento, apresentando seus produtos e um seleto e capacitado corpo de jurados.
Os queijos foram avaliados em textura, sabor, apresentação, cor, paladar e olfato. Cinco foram eleitos e convidados a participar do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal de 2015. O grande campeão saiu da cidade de Araxá, do produtor Alexandre Honorato.
Em segundo lugar ficou a cidade de Sacramento, com o produtor Joel Urias Leite; no terceiro e quarto lugares, produtores da cidade de Ibiá, sendo respectivamente João Batista Fernandes e Antônio Onofre dos Passos. E na quinta posição, novamente Sacramento, da produtora Carolina Bavaresco.
C/ Ascom