Minas no Foco

Mais de 800 procedimentos serão realizados em Araxá na 2ª etapa do programa CastraAção

As cirurgias ocorrem até dia 17 de junho de 2022 em um galpão na avenida João Paulo II

Tornar a causa animal como uma das prioridades da atual gestão. Esse é um dos objetivos da Prefeitura Municipal de Araxá, que, através da Vigilância em Saúde, está promovendo mais uma etapa de castração de cães e gatos na cidade, por meio do programa CastraAção.

As cirurgias ocorrem até dia 17 de junho de 2022 em um galpão na avenida João Paulo II, onde funcionava o almoxarifado da prefeitura. A expectativa é que o Castramóvel realize 800 procedimentos somente nessa segunda etapa do mutirão.

Ação extremamente importante em relação ao controle reprodutivo de animais, as castrações atendem ambos os sexos dos animais e são realizadas de forma gratuita. Nesta etapa, estão sendo priorizados cães de rua e da área rural, por isso, a prefeitura também vai promover a castração no Distrito de Itaipu.  No local, serão castrados 160 cães e gatos nos próximos dias 18 e 19 de junho.

Em parceria com o projeto Castramóvel, clínica veterinária itinerante que promove mutirões de castração de animais no estado de Minas Gerais desde 2017, o espaço oferece uma estrutura completa com todos os equipamentos necessários para seu funcionamento, contendo ala para atendimento, salas pré e pós-operatório, espaço cirúrgico e equipe de profissionais especializados para que os procedimentos tenham um resultado positivo. O projeto já contemplou, somente em 2022 ,1.500 animais.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Leninha Severo, a castração é uma forma de reduzir a quantidade de animais abandonados, pois geralmente, são frutos de ninhadas indesejadas.  “A ação é realizada com imenso cuidado, atenção e amor. Todo o processo é muito seguro, minimamente invasivo e bem rápido. O cão ou gato castrado já sai com a roupa de proteção, microchipado e com todos os medicamentos necessários para a sua recuperação”, conta.

Para fazer o cadastro, o interessado deve levar ao Departamento de Vigilância Ambiental – Zoonoses (Av. Rosália Isaura de Araújo, s/n – Centro Administrativo) os documentos originais e cópia do CPF, documento oficial com foto (RG ou CNH) e mais o comprovante de renda de todos da família ou a ficha de resumo do CadÚnico – que pode ser baixada através do aplicativo “Meu CadÚnico” ou impressa nos Núcleos de Convivência da Secretaria Municipal de Ação Social. O contato da Vigilância Ambiental é o (34) 3691-7120.

Compartilhe esta notícia:

Related Posts