Minas no Foco

Milionário e José Rico e Rionegro e Solimões encerram ExpoAraxá 2014 com grande sucesso

No último fim de semana da festa mais de 22 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições

Terminou nesse fim de semana, mais precisamente na noite de domingo (27) a 40ª Exposição Agropecuária de Araxá (ExpoAraxá). Desde o dia 02 de abril até dia 27, exposição de gado Girolando e Gir Leiteiro, torneios, concursos, leilões, rodeios e shows movimentarão a festa mais tradicional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Para encerrar a ExpoAraxá 2014, duas duplas que são lendas do sertanejo brasileiro: Milionário e José Rico, que cantaram no sábado e Rionegro e Solimões, que fizeram um mega show na noite de domingo.

No sábado (26), os Gargantas de Ouro do Brasil levaram um público de 13 mil pessoas ao Parque de Exposições Agenor Lemos. Com os grandes e consagrados sucessos da carreira, eles colocaram o público para cantar. Desde Estrada da Vida, Jogo do Amor até Decida, e outras canções da música sertaneja clássica, ou como José Rico gosta de chamar, os grandes modões.

O encerramento da ExpoAraxá, no domingo, começou com a emocionante disputa final do Rodeio Profissional. Os melhores peões da temporada Araxá fizeram bonito e somaram pontos importantes que os capacitaram para outras provas com um nível ainda mais difícil que o da competição em Araxá.

O grande campeão foi Gilmar Moreira, da cidade de Serra do Salitre, no Alto Paranaíba. “Eu sou bi-campeão aqui em Araxá. ganhei em 2010 e agora consegui de novo sair daqui um vencedor. Araxá tem uma prova concorrida e difícil e quem monta aqui tem experiência e faz do rodeio da ExpoAraxá um dos melhores do Brasil”, disse.

Logo depois o cowboy pegou o público araxaense e uma das duplas brasileiras, com um senso de humor inconfundível, fez a festa e encerram bonito a 40ª ExpoAraxá. Rionegro e Solimões encerraram com chave de ouro da festa. No palco eles bateram o pé e ainda receberam a dupla araxaense Emilio e Eduardo pra uma participação especial. Nove mil pessoas assistiram ao show e cantaram os sucessos da dupla como Frio da Madrugada, Só Lembranças, Bate o Pé e Só Alegria, por exemplo. Um show que também entra pra história da ExpoAraxá.

Balanço

Ao todo mais de cem mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições Agenor Lemos desde o dia dois de abril. Na primeira fase da festa, com exposição de gado, leilões e torneios, o ano de 2014 foi marcado por alcançar todas as expectativas da diretoria da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap), segundo um dos diretores, Antônio Pedro de Ávila.

“É com muita satisfação que eu falo da realização dessa festa. Era uma grande expectativa nossa fazer ela e isso tudo foi alcançado. Graças a Deus nós chegamos ao fim da 40ª ExpoAraxá só com alegria e comemoração para a Arap”, disse.

Os leilões foram excepcionais, com 100% de comercialização. Os valores comercializados ainda estão sendo fechados. Com relação a exposição de gado e julgamentos, da raça Girolando passaram pela pista 330 animais e ficaram expostos em torno de 420 cabeças.

Do Gir Leiteiro passaram pela pista 127 da raça, mais outros 80 que foram julgados dentro do Projeto Educampo, da Capal. Expostos na fase do Gir Leiteiro, ao todo, ficaram 247 cabeças, incluindo de outras raças, como por exemplo, o Guzerá. “Grande sucesso também foi a exposição do Mangalarga Marchador e a competição de Marcha de Muares. Nesse ano tivemos uma participação importante e que deu um brilho na nossa primeira etapa da festa”, ressaltou.

Na segunda etapa, a de shows, mais de 53 mil pessoas passaram pela ExpoAraxá. No primeiro dia de show, com entrada de um litro de óleo, foram arrecadados mais de dois mil litros, que foram entregues à Paróquia Sagrada Família, que vai fazer o repasse para as entidades assistenciais da cidade através da Campanha Natal Solidário que a igreja realiza.

Outro grande destaque na ExpoAraxá 2014 foi no quesito segurança. Segundo o Capitão Ademir Vicente Fagundes, da Polícia Militar, em mais um ano se provou que a Exposição de Araxá é uma festa para a família. “Tivemos apenas ocorrências corriqueiras e uma festa muito tranquila. Registramos alguns extravios apenas e um roubo, onde a PM flagrou a vítima sendo agredida e foi roubado dela um boné. De imediato os policiais prenderam um autor em flagrante e o outro conseguiu evadir. No mais, a festa foi muito tranquila. O evento, pela proporção que teve, pelo público presente, mas a gente nota que é uma festa segura, onde a família pode vir sem problemas”, ressaltou.

“Essa última semana foi só sucesso graças a esse público que veio em peso para a nossa festa. Quebrou todas as expectativas nossas desde a participação de expositores e seus animais aqui, do público presente, dos amigos da imprensa que ajudaram na divulgação, dos nossos parceiros. O que eu quero nesse momento é dizer muito obrigado a todos por ajudarem a Arap a fazer essa festa tão bonita como foi a desse ano de 2014”, finaliza.

C/ Ascom

Compartilhe esta notícia:

Related Posts