Captação de imagens é realizada em tempo real e, atualmente, são 89 câmeras que fazem a cobertura das zonas urbana e rural
Modernidade, agilidade e mais proteção à população. A Prefeitura de Araxá contemplou em 2022 o videomonitoramento para a zona rural. São 13 pontos monitorados 24 horas por dia – Aterro Sanitário (Estrada vicinal sentido Antinha); Alto Paulista; Mosaic (Sentido BR-262); Distrito de Itaipu; Antiga estrada de acesso a Uberaba; Estrada de Orbitais (Gameleira); Estrada principal da Antinha; Estrada da Argenita via CBMM; Tragédia / Córrego Fundo; Estrada vicinal de acesso ao Horizonte Perdido; Mourão Rachado; Córrego Fundo e Boca da Mata.
Através da Central de Videomonitoramento, a captação de imagens é realizada em tempo real e, atualmente, são 89 câmeras que fazem a cobertura das zonas urbana e rural. Na região rural, os 13 equipamentos instalados possuem função giratória de alta resolução e conseguem efetuar a leitura de placas e cores dos veículos.
A ação busca coibir ações de bandidos, furtos de gado e maquinários, crimes ambientais cometidos por pessoas que jogam lixo e entulho no acesso às estradas rurais, além de identificar possíveis autores de crimes e acidentes. De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Daniel Rosa, muitos crimes já foram solucionados com o auxílio das câmeras de segurança e esse é o principal objetivo do trabalho; proporcionar tranquilidade à população.
“O videomonitoramento rural é mais um serviço oferecido pela Administração Municipal que tem como principal objetivo promover mais segurança ao homem do campo e seus familiares. É um projeto inovador, que de forma preventiva realiza o mapeamento com o auxílio das Forças de Segurança da cidade. Uma ferramenta rápida, eficiente e importante na prevenção e combate aos crimes nessas áreas”, ressalta o secretário.