Instalação dos radares semafóricos não é a única medida adotada pela Secretaria de Trânsito para aumentar a segurança nas vias
O avanço de sinal vermelho é uma das infrações mais comuns no trânsito de Patos de Minas e, por consequência, responsável por muitos acidentes. Apesar de diferentes ações educativas, os motoristas insistem em descumprir a regra e, por isso, a Secretaria Municipal de Trânsito decidiu reforçar a fiscalização eletrônica. O trabalho começa com a instalação de dois radares semafóricos em locais com grande fluxo de veículos e muito desrespeito ao volante: um no cruzamento da Rua Major Gote com a Avenida Paranaíba e outro no encontro da Rua Doutor Marcolino com a Avenida Brasil.
Após passarem por aferição do Inmetro (em data ainda a ser informada pelo instituto), os equipamentos serão liberados pela secretaria, que realizará campanha educativa durante 15 dias por meio de agentes municipais de trânsito. Após a fase de orientação, os motoristas que desrespeitarem o sinal vermelho serão multados em R$ 293,47, com a soma de sete pontos na carteira de habilitação. Há outros pontos que merecem esse dispositivo, e a Settram vem estudando a possibilidade de ampliar o uso deles para minimizar a ocorrência de acidentes por avanço de semáforo.
A instalação dos radares semafóricos não é a única medida adotada pela Secretaria de Trânsito para aumentar a segurança nas vias. Além dos projetos já levados a alunos das redes pública e privada de ensino, as campanhas educativas serão intensificadas a partir de maio. “Nunca podemos esquecer que as normas de trânsito existem para deixar a vida de todos mais segura. Fazer a direção defensiva é uma necessidade”, diz o diretor municipal de Trânsito, Kênio Silveira.
Radar na Fátima Porto
Os motoristas também devem ficar atentos ao trafegar pelo prolongamento da Avenida Fátima Porto (sentido bairro-Centro). Isso porque o radar antes localizado na esquina com a Rua Edécio Pedro Romão foi realocado para próximo à entrada do Bairro Jardim Califórnia. O equipamento entrará em operação juntamente com os radares semafóricos, ou seja, haverá o período educativo antes da efetiva fiscalização.