Segunda liminar foi concedida e justiça deve notificar prefeito interino Miguel Junior para deixar o cargo
Mais um capítulo na história política de Araxá está sendo escrito nessa quinta feira (21), com a possível volta, ainda hoje (21) aos cargos, do prefeito cassado, Jeová Moreira da Costa e sua vice, Edna Castro, por força de duas liminares que dão efeitos suspensivos aos acórdãos publicados na semana passada.
Após decisão por unanimidade em segunda instância, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), cassou em dois processos os eleitos no pleito de 2012, Jeová e Edna. Foram dadas liminares nos dois processos e agora, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) notifica a justiça mineira e assim, o juiz eleitoral de Araxá, Doutor Rodrigo Caríssimo, comunica ao prefeito interino, Miguel Junior, que deixa o cargo. Isso pode acontecer ainda hoje.
E agora, o que acontece?
Jeová e Edna continuam cassados pela justiça mineira. Os efeitos suspensivos não mudam a decisão e sim dão a possibilidade dos cassados recorrerem ainda nos seus cargos. Com liminares e de volta à prefeitura, Jeová e Edna aguardam que o TRE aprecie esses embargos declaratórios, o que deve ser feito nos próximos dias.
Assim que esses embargos forem julgados, Miguel Junior ainda pode voltar novamente ao cargo interinamente e aí sim, os advogados do prefeito e vice cassados entram com o recurso especial para conseguir revogar as sentenças de cassação, e também pedem novo efeito suspensivo para que Jeová e Edna retornem aos cargos e fiquem neles até que os juízes do TSE apreciem os recursos. Em breve tudo pode mudar novamente. Por enquanto, Miguel continua na interinidade e aguardando notificação da justiça eleitoral de Araxá.
C/ Blog do Germano Afonso