O objetivo é fortalecer a consciência e a responsabilidade da comunidade sobre diversos temas
A CBMM e a Companhia Mineradora do Pirocloro de Araxá (Comipa) estão desenvolvendo, juntas, o Programa de Educação Ambiental (PEA) da operação do Complexo Mínero Industrial. A iniciativa tem por objetivo fortalecer a consciência dos grupos sociais de Araxá sobre a importância de reduzir a geração de resíduos sólidos e melhorar o reaproveitamento de bens materiais.
O PEA é estruturado com diversos projetos desenvolvidos junto aos colaboradores da CBMM e Comipa vinculados à operação do Complexo e aos grupos sociais da Área de Abrangência de Educação Ambiental (ABEA), que compreende os estabelecimentos rurais do entorno, a comunidade Boca da Mata e o Complexo Hidrotermal e Hoteleiro do Barreiro.
A cada semestre são elaboradas e executadas diversas atividades educativas socioambientais. Para o primeiro semestre de 2023, foram propostas as seguintes ações: Campanha Educativa sobre resíduos sólidos, que será desenvolvida por meio de palestras e oficinas com o objetivo de conscientizar a população local sobre os princípios dos 3R – Reduzir, Reaproveitar e Reciclar; Visita Guiada às unidades de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no município de Araxá; Feira de Trocas de bens reaproveitáveis; além de iniciar o projeto de “Apoio ao Cultivo de Plantas na Comunidade Boca da Mata”.
Com o intuito de mostrar a importância do envolvimento da comunidade nessa iniciativa e contribuir para a construção de um ambiente mais sustentável e saudável, foi apresentado, no último dia 26, o projeto da Ação Educativa Integrada de Educadores Locais do PEA, durante evento na E.M. José Bento, na comunidade Boca da Mata.
Na sequência, iniciou-se a segunda etapa do projeto, que consiste em um diagnóstico rápido participativo (DRP). Durante essa etapa, foram levantadas questões relacionadas ao cultivo de plantas na comunidade. Os moradores compartilharam suas experiências, conhecimentos e desafios no plantio em seus espaços, seja nas hortas comunitárias, jardins ou em pequenas áreas de cultivo doméstico.
As ações desta fase do PEA ocorrerão até o próximo dia 04 de julho, quando será realizado um evento de culminância na comunidade Boca da Mata. A programação do evento contará com uma Feira de Trocas, mostra de experiências de reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos, plantio de mudas, Biblioteca Ambulante, oficinas educativas e apresentações musicais.
De acordo com Aloísio Leandro da Silva, que integra o time de Educação Ambiental da CBMM, o PEA faz parte de um conjunto de ações da CBMM, que visam fortalecer a consciência socioambiental dos colaboradores da empresa e da comunidade. “A CBMM acredita que o conhecimento é a chave para a preservação. Atuamos junto à comunidade e aos trabalhadores do Complexo com o objetivo de ampliar a consciência e a responsabilidade em relação aos valores e recursos socioambientais da nossa região”, explica.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. Sediada no Brasil, com escritórios regionais na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos, a companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Para suportar seus planos de crescimento por meio da diversificação, a empresa conta com uma frente de Novos Negócios com atuação focada na aceleração da entrada, no mercado global, da tecnologia do Nióbio. Nos últimos 4 anos, a CBMM realizou investimentos estratégicos em empresas como a Echion e Battery Streak visando novos desenvolvimentos em materiais com Nióbio para baterias de íons de lítio. Desde a sua fundação, a CBMM desenvolve projetos no Brasil e em diversos países do mundo para fomentar a adoção da tecnologia do Nióbio por diversas indústrias. Para mais informações, visite o media center.