São realizados, em média, dois mil atendimentos por mês
A Prefeitura de Araxá intensificou o trabalho de Abordagem Social de moradores em situação de rua durante o período do frio, com o intuito de oferecer acolhimento emergencial. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ação Social, responsável pela Casa Transitória, e recebe o apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Polícia Militar durante as rondas.
De acordo com o secretário Wagner Cruz, são realizados em média dois mil atendimentos por mês. “A Casa Transitória tem como proposta acolher qualquer pessoa que se encontre em situação de rua, proporcionando-lhe o suprimento de suas necessidades básicas diárias, tais como alimentação, higiene e atendimento social”, explica.
A Secretaria Municipal de Ação Social também oferece o programa Acessuas Trabalho, que realiza a confecção de currículos, cadastramento e atualização de benefícios federais e municipais, encaminhamento para atendimento médico, de saúde mental, cursos profissionalizantes em parceria com instituições do Terceiro Setor, passagem à cidade de origem, entre outros.