Minas no Foco

Teatros infantis e juvenis apresentados para 2.500 crianças em Araxá

29º Encontro SESI de Artes Cênicas termina no final de semana

A criançada se divertiu e aprendeu muito nos últimos dias. Isso porque a programação infantil do 29º Encontro SESI de Artes Cênicas ofertou oficinas de Teatro na Escola no ambiente escolar e apresentou quatro espetáculos teatrais no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá.

Onze escolas e instituições foram contempladas com atividades culturais na segunda semana do festival, que é realizado pelo SESI, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, patrocínio: CBMM, Usina Santo Ângelo, Usina Uberaba, apoio da Prefeitura Municipal de Araxá e apoio cultural da Fundação Cultural Calmon Barreto de Araxá.

2.544 (duas mil, quinhentas e quarenta e quatro) crianças dos anos fundamentais foram contempladas. O espetáculo “UAI Quixote” da Cia. Pé no Chão (MG) aconteceu na quarta-feira, 14 de junho, no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá.

Baseado no livro Dom Quixote de Miguel de Cervantes a peça conta as aventuras do cavaleiro da triste figura nas terras mineiras. Que junto de seus companheiros de viagem, passam por uma jornada que envolve imaginação, coragem, amizade, esperança e sonhos, numa busca incansável de um lugar mais justo para se viver.

No dia seguinte, 15 de junho, ocorreram duas sessões exclusivas para escolas da peça “Histórias que Cabem na Mala” de Luciano Pacchioni Junior, o Lupac. Carregando uma mala cheia de cacarecos e tocando um violão, o artista convida a plateia para uma mágica roda de histórias, revivendo na oralidade o legado dos contos preservados nos livros, com foco na cultura popular, no repertório tem brincadeiras, contos, cantigas e poesias pertencentes à vários povos.

Além de teatro teve dez oficinas que aconteceram dentro das escolas e instituições sobre Teatro nas Escolas, ministrada por Luísa Pinti, artista que atua em espetáculos de teatro, circo, bonecos e durante sessenta minutos detalha para as crianças como usar a ferramenta artística nas atividades do cotidiano do ambiente escolar e também utilizar a arte como outra forma de aprender o conteúdo disciplinar.

A programação da terceira, e última, semana do 29º Encontro SESI de Artes Cênicas continua nos dias 24 e 25 de junho, próximos sábado e domingo. Acompanhe tudinho o que rola no festival que acontece em Araxá, Conceição das Alagoas, Nova Ponte, Pirajuba e Uberaba no @sesiculturamg.

Anote aí:

24 de junho – sábado, às 10h30

Calçadão da rua Presidente Olegário Maciel (circulando pela avenida Antônio Carlos)

Arruança (Circo) – Grupo Rosa dos Ventos (SP)

Classificação Livre

25 de junho – domingo, às 10h

Feira Radialista Silmar Borges (bairro Urciano Lemos)

Fuzurufafa Bafafazuru (Circo) – Grupo Rosa dos Ventos (SP)

Classificação Livre

25 de junho – domingo, às 11h

Feira Radialista Silmar Borges (bairro Urciano Lemos)

Palco Local apresenta “Lobos do Alabama” (Música) – (MG)

Palco Local apresenta “Circo dos Irmãos Gambiarra” (Circo) – (MG)

Classificação Livre

Segunda Semana

Esses tantos “Encontros Plurais” aconteceram também no estacionamento da Fundação Cultural Calmon Barreto na sexta-feira (16) com três apresentações, “O Causo de Geraldo” – Teatro da Papangu Cultural (MG), “Retalhos de História” – Teatro Cia. Deu na Telha (MG), e o show da banda Lóttus – Música nas atrações do Palco Local (MG).

No sábado o espetáculo “Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico”, uma produção do grupo “Os Geraldos” Campinas (SP), encantou quem assistiu e teve público presente nas duas sessões apresentadas no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá. Domingo encerramos a grade cultural com o monólogo sobre os últimos anos de vida do mineiro Guimarães Rosa, encenado pelo ator Giuseppe Oristânio também no Teatro CBMM – Centro Cultural Uniaraxá.

#vemproencontrosesi

Compartilhe esta notícia:

Related Posts