Reunião quer retomada das tratativas sobre a fábrica de Fertilizantes Nitrogenados José Alencar em Uberaba
O requerimento que solicita a realização de audiência pública para debater, com a presença do Ministro de Minas e Energia, de lideranças políticas e empresariais do setor produtivo da região, a retomada da implantação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados José Alencar, no Município de Uberaba, bem como a construção do gasoduto que atenderá a fábrica e os demais empreendimentos da região, foi aprovado em reunião da Comissão de Minas e Energia.
Na época, ainda em 2014, algumas tratativas foram feitas para que se pudesse implementar a Fábrica, em Uberaba, mas elas não evoluíram como desejado. “Atualmente, a expectativa é que os diálogos sobre este projeto sejam retomados. Pois sabemos que já há uma mobilização de lideranças da região de Uberaba, que têm o interesse de dar andamento neste empreendimento, devido a demanda do agronegócio, no estado, na utilização de fertilizantes”, afirmou deputado Bosco.
Na audiência, estava presente o diretor-presidente da Gasmig, Gilberto Moura Valle Filho, que foi questionado sobre o fornecimento de gasoduto para a Fábrica, o que havia sido acordado anteriormente (em 2014). “A Gasmig ainda não foi notificada com esta demanda novamente, mas sabemos que existe um movimento aquecido para utilização de gasoduto em Uberaba e região”.
Outros parlamentares também participaram da audiência junto com representantes de mais setores da Gasmig. A data da audiência pública ainda não foi marcada. A cidade de Uberaba foi escolhida por questões técnicas para receber a instalação da fábrica de amônia da Petrobras. Na época, a previsão de investimento era de R$1,95 bilhão.