O Brasil é considerado o país do Futebol, mas de onde ele veio? Quem inventou este esporte que é um dos mais praticados em todo o planeta?
O coração da grande maioria dos brasileiros está batendo no ritmo no Hino Nacional. Em alguns dias vai começar a Copa do Mundo, no único país que ganhou cinco vezes o mundial: o Brasil. Mas, e de onde surgiu esse esporte que movimenta bilhões no mundo todo? Registros antigos, datam um jogo comum entre chineses por volta de três mil anos a.C., onde os soldados, após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos.
Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo.
Durante a Idade Média (Europa), um esporte parecido era praticado por militares que dividiam-se em duas equipes: atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-rede.
Com o passar do tempo, o esporte foi se aprimorando e difundido em várias partes do planeta, ganhando adeptos e regras de acordo com o interesse dos jogadores. Por volta do século XVII, na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado, criando uma modalidade onde o esporte foi praticado pelos nobres, que mais tarde expandiu-se por todo o planeta, dominando todas as classes sociais.
No Brasil, o futebol foi apreciado no final do século XIX, quando Charles Miller, ao retornar de seus estudos da Inglaterra, trouxe uma bola e ensinou seus amigos a jogar. No início, o futebol era um esporte praticado pela elite branca, e só mais tarde, todos os brasileiros tiveram acesso ao jogo. A FIFA foi criada em 1904, sendo responsável pela organização das Copas e de outros campeonatos internacionais. Bom, agora que já sabemos um pouco mais sobre essa história, está chegando a hora de torcer pelo hexa! Avante Brasil!!!