Programa contempla ações voltadas para o desenvolvimento técnico dosfuncionários visando contribuir com a eficiência operacional da companhia e a segurança no ambiente de trabalho
O projeto da Escola Industrial da Mosaic começou em julho de 2021 com o objetivo de implantar um processo estruturado e padronizado de desenvolvimento técnico dos times que atuam nas operações da companhia no Brasil. A ideia era buscar o nivelamento de conhecimentos, rigor técnico e entregas de resultados sustentáveis. Ao longo deste período, a iniciativa cresceu, alcançando diferentes unidades pelo país e uma perspectiva de expandir ainda mais nos próximos anos.
Voltado para a educação com foco em competências técnicas e habilidades para profissionais que atuam nas áreas operacionais, o projeto se baseia em uma metodologia estruturada de aprendizagem que segue o conceito 70 x 20 x 10. O conteúdo ocorre 70% por meio da prática, 20% com workshop presencial e 10% por meio de plataforma educacional online de autodesenvolvimento. Para garantir a sustentação do modelo de aprendizagem são formados multiplicadores internos que apoiam na transferência de conhecimento.
Com o passar do tempo, a iniciativa ganhou espaço entre os funcionários, estimulando, cada vez mais, o desenvolvimento profissional. Nos últimos três anos, mais de 1.300 funcionários foram impactados com as ações educacionais. Nesse período, já foram registradas mais de 46 mil horas de treinamentos. “A Escola Industrial da Mosaic é um bom exemplo de como a educação corporativa e a capacitação são capazes de trazer mudanças para a empresa e para os funcionários. É muito relevante consolidar, em mais de 130 treinamentos, os conhecimentos que antes estavam concentrados com alguns funcionários, sendo que os mesmos contribuíram na elaboração de conteúdos que hoje estão disponíveis para toda a empresa. O projeto fomenta um dos principais pilares da companhia, que é a busca da excelência operacional e o desenvolvimento das pessoas, moldando as habilidades técnicas dos nossos times para o hoje e o amanhã”, explica a gerente de Treinamento Rosana Pinotti.
Uma pesquisa feita pela empresa mostra que tanto gestores quanto funcionários apoiam a iniciativa e reconhecem a eficácia do método de aprendizagem. Numa escala de 0 a 10, os entrevistados deram uma nota média de 9,35, valorizando a importância dos cursos para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Os dados revelam ainda que lideranças e times acreditam na Escola para aumentar a competitividade das operações, quesito que na pesquisa também atingiu uma média acima de 9 numa escala que vai até 10. Para os participantes, com a implantação de mais treinamentos será possível ampliar a percepção de evolução das equipes em relação aos conhecimentos aplicados. Mais de oito em cada dez alunos afirmam ainda que recomendariam a Escola Industrial a um colega de trabalho de uma outra unidade da Mosaic. A Escola Industrial da Mosaic continua com novas etapas de desenvolvimento, com objetivo de, até o fim de 2025, estar em todas as unidades industriais, devendo beneficiar 4 mil funcionários.