Queijarias do estado não pagarão pelo espaço de comercialização e fazem campanha para viabilizar chegada a Araxá
A produtora Fernanda Manara, da cidade de Nova Roma do Sul (RS), vai participar pela primeira vez da ExpoQueijo Brasil. Ela trabalha com uma linha de queijos coloniais com 10, 30 e 90 dias de maturação, além de queijos temperados. “As nossas expectativas como participantes do evento são as melhores possíveis. Estaremos com nosso estande e também no concurso internacional”, comenta.
Para Fernanda, o momento é propício para mostrar a qualidade dos produtos e a resiliência dos agricultores e pecuaristas do estado. “Nós nos recuperamos recentemente dos impactos causados pela enchente de setembro de 2023 e, atualmente, estamos enfrentando novos desafios com a enchente que ocorreu no mês de maio, que causou diversas implicações na economia gaúcha. Sendo assim, nosso objetivo é gerar ainda mais visibilidade aos produtos gaúchos e, consequentemente, gerar novos negócios”, destaca.
Segundo a Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), os impactos de comercialização, após o desastre climático no estado, atingem diretamente 100% das agroindústrias e queijarias, distribuídas em todas as regiões do Estado. “A grande maioria das agroindústrias familiares depende de feiras, restaurantes, empórios, hotéis, vendas digitais para consumidor direto ou de compras institucionais pelo poder público. No entanto, este comércio está brutalmente afetado e muitas dessas empresas podem ir à falência em curto espaço de tempo”, comenta Danilo Cavalcanti Gomes, Diretor Técnico da AGL.
Solidariedade
Diante deste cenário desafiador para os produtores do Rio Grande do Sul, a organização da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards – forneceu inscrições gratuitas para todos os produtores do estado que quiseram participar do Concurso Internacional. “Ficamos felizes que muitos deles se inscreveram e, mesmo com a dificuldade de produção, estão enviando seus queijos com muita esperança de premiação. Além disso, disponibilizamos hospedagem e um estande especial dedicado à comercialização dos queijos do Rio Grande do Sul”, explica a organizadora do evento, Maricell Hussein.
Quatro produtores vão comercializar seus queijos diretamente ao público visitante do evento. “Este acolhimento da organização é muito importante, não apenas do ponto de vista financeiro para estes produtores, mas também representa um gesto de acolhimento, de demonstração de união. O produtor sente vontade de continuar e não desistir dos seus sonhos”, ressalta Danilo.
A Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL) está promovendo uma campanha para ajudar os produtores gaúchos a participarem de eventos como a ExpoQueijo Brasil, com ajuda de custo para o transporte e hospedagem. A contribuição de qualquer valor é bem-vinda e pode ser feita por meio da chave pix: agl.ajudars@gmail.com
Expectativa
O produtor Marcos Seefeld, da cidade Nova Petrópolis (RS), está com a produção separada para trazer para Minas Gerais. “É a primeira vez que iremos participar da ExpoQueijo como concorrentes do concurso e como expositores. A nossa expectativa é ter mais visibilidade no ramo queijeiro, prospectar novos clientes e mostrar para todos o potencial do queijo gaúcho”, diz.
O produtor Marcelo Somacal, da cidade de Farroupilha (RS) espera que, além de divulgar o queijo gaúcho, ele possa levar para o Rio Grande do Sul os principais prêmios da ExpoQueijo Brasil. “Estamos participando do concurso pela terceira vez. Com imensa alegria recebemos nas edições anteriores três premiações, com dois queijos diferentes. Neste ano queremos mais”, comenta.
ExpoQueijo Brasil
Principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro conta com uma grande estrutura montada no pátio principal e nos luxuosos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo será realizada entre os dias 27 e 30 de junho e se prevê que tenha um impacto positivo em diversas áreas, como o turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia e de suprimentos e relações internacionais.
O evento é realizado pela Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos e apoio de todas as instituições de fomento do agronegócio, com destaque para o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura MG; Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), ainda o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Sistema Ocemg e Prefeitura de Araxá.
Serviço
ExpoQueijo Brasil 2024 – Araxá International Cheese Awards
Data: 27 a 30 de junho
Local: Grande Hotel e Termas de Araxá. Rua Águas do Araxá, sem número – bairro Barreiro, Araxá (MG)
Mais informações: www.expoqueijobrasil.com.br