Até 18 de julho, a unidade fica estacionada na principal praça do município, na área central
A Prefeitura de Sacramento, no Triângulo Mineiro, está realizando exame de mamografia gratuitamente, em mulheres de 50 a 69 anos, entre os meses de junho e julho.
A cidade recebeu a Unidade Móvel de Mamografia num convênio com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, que percorre municípios mineiros promovendo esse atendimento.
A técnica que atende na Unidade em Sacramento, Vanessa Castro, informa que essa faixa etária é a de maior incidência de câncer de mama, recomendando assim exames a cada dois anos.
“E pedimos que as pacientes primeiramente passem em uma das Unidades Básicas de Saúde do município, para fazer o controle e ver necessidade do exame. Pedimos ainda que tragam a última mamografia realizada”, destaca.
Além da Unidade Móvel de Mamografia, a Secretaria Estadual de Saúde também disponibilizará os profissionais para o atendimento, sendo que a Prefeitura de Sacramento dará toda a infraestrutura necessária para que os 50 atendimentos por dia aconteçam. Este ano foram realizados 136 exames através da Superintendência de Saúde em mulheres de 40 a 69 anos.
Para as donas de casa, Anair Moreira Bianchini e Ana Maria Pereira da Silva, a administração atual ajuda muito as mulheres com estas atitudes. “Vou fazer uma cirurgia e preciso da mamografia. Se o prefeito não tivesse conseguido a vinda desta Unidade Móvel, teria que ir até Uberaba para fazer o exame”, comemora Anair.
O prefeito Bruno Cordeiro fala da boa parceria do governo estadual, que proporciona este conforto às sacramentanas. “A mamografia é feita gratuitamente, e o melhor é que não tem que ir até Uberaba para fazê-la”, diz.
Ele ainda lembra que a unidade fica em Sacramento até o dia 18 de julho. “Tem ainda alguns dias para que você sacramentana, possa realizar este exame. Inclusive, quero frisar que a Unidade Móvel conta com elevador para deficientes. Então vá até a praça Getúlio Vargas realizar sua mamografia, pois a acessibilidade é grande”, conclui o prefeito.
C/ Ascom