Governo Municipal tem desenvolvido várias ações através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento que beneficiam o homem e a mulher do campo
Se depender das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, em 2013 e 2014, os produtores rurais patenses têm muito a comemorar. O Serviço de Inspeção Municipal é uma das novidades.
Com ele os agricultores estarão aptos a vender seus produtos nos estabelecimentos comerciais sem restrições e dentro das normas de qualidade e segurança estabelecidas. Duas empresas do setor de aves já aderiram ao SIM.
E as boas notícias não param por aí, a Cooperativa de Cafeicultores de Patos de Minas, a Associação de Cafeicultores de Patos de Minas e Região e o Frigopatos também estão em fase bastante adiantada.
A parceria com a Emater tem rendido números excelentes no campo. Patos de Minas tem a primeira bacia leiteira de Minas Gerais e a segunda do país segundo a Empresa de Assistência Técnica e Assistência Rural do Estado de Minas Gerais.
Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Carlos Naimeg, o governo municipal apoiará a construção de cerca de 300 unidades habitacionais através do programa federal “Minha Casa, Minha Vida Rural”, com o apoio da Prefeitura Municipal.
Os assentamentos de reforma agrária estão recebendo atenção do Poder Público no desenvolvimento de projetos. “A Secretaria Municipal de Agricultura e a Prefeitura Municipal têm também procurado criar núcleos nas comunidades rurais, no intuito de aproximar o homem do campo das ações e das decisões políticas”, enfatizou.
Patos de Minas tem hoje 62 Centros de Desenvolvimento Comunitário, mas apenas 27 CDC s estavam em funcionamento quando a atual administração assumiu em 2013. “Estamos com 53 em funcionamento e esperamos colocar todos em atividade”, ressalta Carlos Naimeg.
A Secretaria Municipal de Agricultura tem dado um apoio irrestrito aos agricultores através da Ceasa Regional onde eles comercializam seus produtos ou com as feiras livres e o galpão do produtor rural.
Outra frente de atuação da Secretaria Municipal de Agricultura têm sido os treinamentos através da parceria da Prefeitura Municipal com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
São vários cursos, de operador de máquinas, inseminação artificial, fabricação de doces caseiros e queijo, etc. “Cerca de 150 pessoas já receberam gratuitamente os treinamentos qualificando-os para o mercado de trabalho”, disse.
A intenção do Município é continuar apoiando a agricultura familiar e empresarial visando o crescimento econômico e melhorando a qualidade de vida das famílias do campo.
C/ Ascom