Projeto possibilitará a disseminação de tecnologia, diversificação da produção e absorção de recursos humanos locais
O Projeto “Implantação de rotas gastronômicas para manutenção do processo artesanal de produção de Queijo Canastra”, sob coordenação do Professor Jonas Guimarães, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em Bambuí, no Centro Oeste de Minas Gerais, foi contemplado com recursos financeiros de R$ 120 mil, através do Programa De Extensão Universitária Mec/Sesu (Proext) 2015.
A implantação das rotas gastronômicas possibilitará ao turista conhecer as instalações e o processo tradicional de fabricação do queijo artesanal da Canastra, além de vivenciar a realidade dessas comunidades. O projeto possibilitará a disseminação de tecnologia de gestão de qualidade, diversificação da produção e absorção de recursos humanos locais.
Paralelamente, será realizado o registro fotográfico e em vídeo, que poderão contribuir para fortalecer as ações, já implantadas, de conhecimento, reconhecimento, difusão e preservação do modo artesanal de fabricação do queijo da Canastra.
O Proext 2015 é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na formação dos alunos e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior.
C/ Ascom