Prefeito Jeová Moreira da Costa cancelou o evento com a justificativa de que a Casa Legislativa não tinha aprovado o convênio
Representantes de quatro, das sete entidades que estariam montando suas barracas no evento Arraial de São Domingos, que estava sendo organizado pela Prefeitura de Araxá, se reuniram no final da tarde de quarta feira (06), com o presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Alves Ferreira Junior, o vice-presidente da casa, Amilton Marcos Moreira (Sargento Amilton) e os vereadores Fabiano Santos Cunha e José Maria Lemos Junior (Juninho da Farmácia).
Das entidades participaram representantes da Fada, Paróquia de Santo Antônio, Rotary Club Araxá Sul e Obras Sociais Allan Kardec. Membros do Lions Club e do Centro Espírita Amor e do Centro Espírita Auta de Souza não puderam participar da reunião, onde foram explicados todos os fatores que envolvem esse caso. O presidente do Convention Bureau, Eduardo Tannus, também esteve presente.
Entenda o caso
O prefeito Jeová Moreira da Costa, na manhã dessa quarta feira, comunicou as entidades participantes que o evento estava cancelado em razão da Câmara de Vereadores não ter aprovado o recurso para realização. Com isso, as instituições, que tinham feito investimentos para montar as barracas da Praça de Alimentação, estavam contabilizando um alto prejuízo.
O convênio, no valor de R$ 83 mil, chegou ao legislativo, e segundo o presidente Miguel Junior, a verba seria repassada através do Convention Bureau, entidade ligada ao fomento do turismo, e não pela Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), como em anos anteriores. “Começa por ai o fato de a Câmara ter a preocupação de mandar buscar algumas informações para concluir o processo, sendo que o projeto chegou na semana passada e nós temos até 16 dias para votar”, explicou.
Mas esses fatos não impediam a administração municipal, de acordo com Miguel, em fazer o evento e fazer o pagamento uma semana depois, como acontece em vários casos, entretanto, preferiram dizer que não estavam fazendo porque a Câmara não votou. “Isso é uma leviandade, dizer que a Câmara de Araxá está impedindo um projeto que a gente acha maravilhoso, que nós sempre incentivamos e que tem um cunho social acima de tudo com as entidades. Isso foi uma forma de tirar o corpo fora e não assumir que não quer mais fazer”, ressaltou o presidente.
Solucionando o problema
Após ouvir os fatos, cada entidade expôs a situação e os prejuízos que tinham com o cancelamento à pouco mais de dois dias da realização do Arraial, sem ao menos, terem a chance de recuperar o que foi gasto. Os vereadores apresentaram também as considerações e reafirmaram a necessidade de se buscar uma solução.
Miguel Junior, que realiza o Festival de Inverno de Araxá, que nesse ano, acontece de 21 a 31 de agosto, sugeriu que essas entidades, que montariam suas barracas no Arraial de São Domingos, que trabalhassem na Praça de Alimentação do festival organizado por ele, e assim, sem depender da Prefeitura, não perderiam o que foi investido para o arraial cancelado.
“Eu e a equipe de organização do festival vamos entrar em contato com a empresa de bebidas que estávamos fechando parceria e informar dessa situação, porque eu me sinto na obrigação de ajudar essas entidades e essa é a forma que eu consigo colaborar para o trabalho que elas já tiveram e os gastos não sejam totalmente em vão. A gente não perde por ajudar um irmão, é isso que eu penso. Por isso abro mão, talvez de patrocínios que fosse receber no meu evento e tudo mais, por esse bem que posso fazer a essas entidades, que trabalham muito pelo próximo, e que eu, conheço bem”, conclui. A estratégia ficou definida e as entidades podem prosseguir com os preparativos, agora, para montar as barracas no Festival de Inverno de Araxá.
Ascom Câmara de Vereadores de Araxá