A expectativa é aumentar os índices de aleitamento materno com foco na sobrevivência
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Promoção da Saúde, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, está lançando a “Campanha Municipal sobre Aleitamento Materno e Alimentação Saudável”.
O objetivo é orientar a população e disponibilizar um momento para tirar dúvidas sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e sua manutenção até os dois anos de idade, assim, como foi proposto pela Campanha Nacional de Aleitamento Materno deste ano, do Ministério da Saúde, que tem como tema a “Amamentação: um ganho para a vida toda.”
Segundo a coordenadora da Promoção da Saúde, Roane Caetano de Faria, a ideia é provocar o debate com a sociedade através da mídia alertando sobre os benefícios do aleitamento materno. “Posteriormente, num segundo momento, a nossa intenção é capacitar as equipes da Saúde da Família para que elas nos ajudem no trabalho de incentivar a população”, informou.
A expectativa da “Campanha Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável” é aumentar os índices de aleitamento materno com foco na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. “Esse momento é importante, pois, muitas mães desistem da amamentação frente a algumas dificuldades, tabus ou dúvidas”, disse Roane Caetano de Faria.
Até o final deste mês acontece a “Campanha Mundial da Amamentação”, uma importante estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, e os benefícios que traz para a sociedade e o País.
As informações e orientações sobre a importância do aleitamento materno serão repassadas pelas Unidades Básicas de Saúde, durante as consultas de pré- natal e nos cursos para gestantes.
C/ Ascom