Reformas na parte elétrica e telhados estão sendo feitas, e em breve, restauro do prédio e a adequação museológica, vão acontecer
A Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), está começando nessa segunda feira, oito de setembro, a reforma do Museu Histórico de Araxá – Dona Beja, no Alto Paranaíba. As obras serão realizadas no telhado e instalações elétricas.
Os trabalhos serão executados pela Prefeitura de Araxá, juntamente com a FCCB, e com autorização do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Cultural de Araxá (Compac).
Nesta fase serão realizadas obras pontuais para a manutenção do prédio. Já se encontra em andamento o projeto de restauro do prédio e também o museológico, para um melhor atendimento à comunidade local e aos turistas, que diariamente passam no local para conhecer a história de Anna Jacintha de São José.
Alguns dados históricos
Anna Jacintha de São José, popularmente Dona Beija ou Dona Beja, nasceu em Formiga (MG), no Centro Oeste de Minas, em 1800, mas mudou-se com seu avô para o Arraial de São Domingos dos Arachás, em 1805. É uma das mais famosas cortesãs do Brasil. O casarão do século XIX, que hoje abriga o museu histórico, teria sido uma de suas residências.
Desde 1934, por um trabalho de Assis Chateaubriand, o homem que trouxe a televisão para terras tupiniquins, o casarão foi restaurado e deu lugar ao Museu, que contém peças históricas, como camas, utensílios e móveis da época de Beja, além de relíquias indígenas e outros objetos que falam e muito sobre a história de Araxá.
C/ Ascom