Na cidade são 960 mesários convocados para o primeiro turno
Voluntários e convocados pela Justiça Eleitoral, que vão atuar nas Eleições 2014, participaram de um treinamento no sábado (06), no Colégio Dom Bosco, em Araxá, Alto Paranaíba. Durante o período preparatório, os mesários recebem cartilhas com informações sobre trabalhos desempenhados no dia da votação.
No auditório do colégio eles acompanharam as palestras. Na conferência, uma equipe da Justiça Eleitoral falou sobre as atribuições dos mesários e a responsabilidade de cada voluntário. Os treinamentos duraram duas horas e foram divididos em duas turmas, na parte da manhã e outra à tarde.
Para o chefe do Cartório Eleitoral, Fabrício Marra, o trabalho é fundamental para atualizar os conhecimentos. “Mesmo um mesário tendo experiência muito grande, ele trabalha com aquilo apenas um dia. Então, o treinamento tem a finalizar de estar reciclando as pessoas”, afirma.
Segundo o juiz eleitoral, Rodrigo da Fonseca Caríssimo, eles precisam saber mais que um simples eleitor, afinal, estará ali para ajudar quem tem dúvidas e evitar confusões. Por isso, precisam estar preparados para resolver os problemas de maneira séria e imparcial, sem influenciar o voto de ninguém.
“Essa troca de informações é justamente para passar todas as instruções necessárias para que o pleito esse ano ocorra de forma tranquila e eficiente. O papel do mesário na verdade é o trabalho mais efetivo de cidadania. É muito importante o trabalho dessa equipe porque são eles que garantem todo o funcionamento estrutural no dia da eleição”, disse o juiz eleitoral.
O professor Giovani Andrade Garcia, trabalha há doze anos como voluntário e conta que se sente orgulhoso dessa participação. “É bom porque você auxilia no processo democrático do país. Você colabora com as pessoas que estão votando, principalmente naquelas seções onde tem eleitores mais velhos que tem determinada dificuldade. Além de tudo isso, você está ali tendo contato com as pessoas e pode sentir o que eles estão pensando sobre o processo político do país. E no final do dia o melhor é saber que ajudou o Brasil de alguma forma”, relata o educador.
Em todo o estado, cerca de 190 mil mesários irão atuar nas eleições. De acordo com o Cartório Eleitoral de Araxá 960 pessoas irão participar das eleições em outubro. No município são 214 seções eleitorais, com quatro mesários atuando em casa uma.
Os que vão atuar nas eleições têm direito a dois dias de folga no serviço público ou privado, por cada dia trabalhado no pleito eleitoral, o que inclui também os dias de treinamento.
Para os estudantes universitários, voluntários ou não, pode ser concedido um certificado de até 30 horas de atividade extracurricular. Além disso, o mesário recebe auxílio-alimentação, certificado de serviços prestados à Justiça e, em casos de concursos públicos, cujo edital permita, tem preferência em casos de empate.