O evento reuniu mais de 150 atletas profissionais e amadores
A quarta edição da Corrida Internacional de São Domingos movimentou a manhã de domingo (7), em Araxá, Alto Paranaíba. Neste ano estiveram presentes atletas brasileiros, africanos, campeões da São Silvestre, equipe do Cruzeiro, alunos das escolas municipais e estaduais do município e de cidades da região.
Pouco antes da largada o triatleta Jhonathan Gonçalves de Castro fez o último aquecimento antes de enfrentar a maratona. Ele treina os cinco dias da semana e encarou o desafio como oportunidade para mostrar o trabalho. “O que a gente está fazendo durante a semana reflete na nossa competição. Então, logicamente se você treinar vai ter um desempenho melhor. E é o que eu espero num evento como esse”, afirma o atleta.
Com a corrida, o vigilante José Silvério, foi para o décimo segundo evento dessa natureza, que disputou somente em 2014, e contou que estar entre tantos participantes é uma satisfação. “O esporte faz parte da minha vida. Eu só me sinto derrotado se eu desistir da prática. Mas desde que estou correndo venho ganhando muito: nas amizades que eu conquisto, na saúde. Eu gosto e recomendo”, explica José Silvério.
Mais de 150 atletas percorreram 10 km. A largada foi às 8 horas, saindo da avenida Wilson Borges, ao lado a pista de skate, passando pela rotatória do Parque do Cristo, na avenida Dâmaso Drummond; subindo pela rua Padre Anchieta até a Igreja Matriz de São Domingos; continuando na avenida Imbiara, até a rotatória da Igreja Sagrada Família e seguindo pela avenida Geraldo Porfírio Botelho até o Barreiro.
Nos primeiros três quilômetros de prova, os atletas do Cruzeiro João Ferreira e Ivanildo Pereira conseguiram manter no pelotão principal. Nem o ritmo forte dos adversários fez com que ambos perdessem a liderança. Na descida da avenida Geraldo Porfírio Botelho havia poucos concorrentes à vista. João que venceu a disputa no ano passado conseguiu abrir vantagem sobre o colega de equipe. A chegada, no entanto, estava próxima o suficiente para garantir a vitória em 31m19s.
Ele explica que foi preciso usar da estratégia e do preparo físico para terminar em primeiro lugar. “É muito bom. Ainda mais porque eu estou com 41 anos, e isso pesa. E os demais são competidores mais novos, de muita raça, mas graças a Deus deu pra chegar bem e com título”, comemorou.
No feminino a esportista da Tanzânia, Failuna Abdi Matanga conquistou a liderança com o tempo de 36m42s. Em segundo apareceu à atleta de Andrea de Lima, que fechou com 37m40s. Já na terceira colocação veio a Graziele Francelino, de Uberaba, com 38m18s.
- Categoria Masculino
1º lugar: João Ferreira de Lima – Cruzeiro – 00:31:19
2º lugar: Ivanildo Pereira dos Anjos – Cruzeiro – 00:31:24
3º lugar: Saide Juma Makula – Tanzânia – 00:31:33
- Categoria Feminino
1º lugar: Failuna Abdi Matanga– Tanzânia – 00:36:42
2º lugar: Andreia de Lima – Grancursos – 00:37:40
3º lugar: Graziele Francelino Pedroso – Uberaba – 00:38:18
Corrida dos Estudantes
As provas Infantil-Escolar para alunos da Rede Pública Municipal e Estadual foram realizadas no entorno do Lago Norte do Barreiro. Os trajetos foram divididos em três percursos, sendo 1.000 metros para estudantes com idades de 10 e 11 anos; 1500 metros para aqueles com idade entre 12 e 13 anos; e 2000 metros para os alunos de 14 a 15 anos.
Além do troféu “Nióbio de Araxá” os vencedores receberão premiação em dinheiro e ainda participarão de sorteios de bicicletas, celulares e skates. Para o secretário de Esportes e Juventude, o evento possibilita o surgimento de novos nomes para o cenário esportivo dos próximos anos.
“Interagindo nessa corrida quando chegar a fase adulta eles terão condicionamento físico e técnico para participar de uma disputa maior. Então nós estamos fomentando essas crianças nas escolas, com a prática esportiva para que nós possamos no futuro ter atletas nossos competindo em eventos como a São Silvestre”, afirmou o secretário.
Alunos das escolas de Araxá e Região
- Categoria: 10/11 anos – feminino
1° lugar: Sara Cristina da Silva
Escola Municipal CAIC
- Categoria: 10/11 anos – masculino
1° lugar: Luiz Felipe Rodrigues
Escola Municipal Auxiliadora Paiva
- Categoria: 12/13 anos – feminino
1° lugar: Andresa Maria Nunes
Escola AABB
- Categoria: 12/13 anos – masculino
1° lugar: Sérgio Daniel
Escola Municipal Aziz J. Chaer
- Categoria: 14/15 anos – feminino
1° lugar: Brenda Vitória Borges Pereira
Escola Municipal Professora Geni Chaves
- Categoria: 14/15 anos – masculino
1° lugar: Bruno Lemos Gonçalves
Escolinha de Futebol do Flamengo