O empresário araxaense, Emilio Parolini, presidente da Federaminas, e Lúcia Helena, chefe de gabinete da PMA, estavam entre as personalidades homenageadas
Celebrando a memória de um de seus filhos mais ilustres, Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, homenageou mais uma vez o ex-presidente da República e ex-governador de Minas Gerais Juscelino Kubitscheck. O governador Alberto Pinto Coelho presidiu a cerimônia de entrega da Medalha JK.
Ao todo, 151 personalidades foram agraciadas com a honraria. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bittencourt Marcondes, foi o orador oficial do evento.
A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902, de 1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente, no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902 (há 112 anos). A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. Entre os condecorados estão personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do Brasil.
Após a abertura do evento, com as honras militares e a execução do Hino Nacional, o governador Alberto Pinto Coelho e Maristela Kubitschek, depositaram flores aos pés do monumento de JK em homenagem ao ex-presidente. Em seguida à entrega das medalhas, foi feito desfile da Guarda de Honra.
“Lá se vão 38 anos sem Juscelino Kubitscheck, o garoto de Diamantina que mudou o Brasil. Seu legado e memória seguem intactos, mais fortes e atuais do que nunca”, ressaltou o governador em seu discurso.
Alberto também destacou a inspiração de JK na escolha dos homenageados. “São personalidades que merecem o nosso aplauso pela distinção de seus atos. Pessoas que trabalham por um Brasil melhor, mais democrático e justo. Cidadãos que se doam ao próximo e ao país por meio de seus gestos. São ativistas da coletividade, são transformadores”.
Orador oficial do evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Pedro Carlos Bittencourt Marcondes, destacou o empenho dos Magistrados e servidores para corresponder às expectativas da comunidade em relação ao Judiciário.
“É essencial modernizar a gestão pública, buscar resultados. A qualidade desejada vai além do bom desempenho dos números ou dados quantitativos, mas também diz respeito à excelência do atendimento, pautada em compromisso e cordialidade. E a participação constante do cidadão é premissa para o aperfeiçoamento do serviço e das instituições públicas”, afirmou.
O prefeito de Diamantina, Paulo Célio de Almeida Hugo, também relembrou a importância histórica de Juscelino e sua inspiração para os dias atuais. “Tendo como referência a data de nascimento de JK, esta solenidade é, sim, diferente. Se em outros eventos é festejada e saudada a liberdade, aqui, festejamos e saudamos, além desta, a democracia, o desenvolvimento, o empreendedorismo, a visão de futuro, o amor incondicional à sua terra natal, ao seu Estado e ao seu país. Juscelino reunia todos estes princípios e predicados, e muito mais”, disse.
Semana JK
A entrega da Medalha encerra as comemorações da Semana JK, que, este ano, celebra os 70 anos da 1ª Exposição de Arte Moderna, que foi um importante pilar da consolidação do Modernismo na história da arte do Brasil. A exposição foi realizada, durante 28 dias, enquanto Juscelino Kubitscheck era prefeito de Belo Horizonte, em 1944.
Naquela oportunidade,foram realizados debates e exposições na capital mineira, com a participação de Oswald de Andrade, Jorge Amado, José Lins do Rego, Alberto Guignard, Burle Marx, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Volpi e outros 36 vanguardistas, para discutir e repensar as novas formas de arte no país.
Ascom Governo de Minas