As novidades este ano serão os concursos, com premiação e as atrações culturais
Para a maioria dos segmentos do Comércio, o final do ano é a melhor época em vendas e movimento nas lojas. É o momento em que a demanda aumenta e o comportamento dos consumidores se torna mais agressivo. A procura vai de artigos de presente à decoração, atingindo ampla gama de diversidade de produtos. É comum observar um salto de até 100% nas vendas sazonais. Por isso, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá, a CDL, começa organizar os preparativos para a data.
Em julho, o presidente da instituição, Itamar Machado, se reuniu com o prefeito Jeová Moreira da Costa, para apresentar o projeto de iluminação da região central. Na proposta inicial, orçada em 300 mil reais, receberiam decoração o Calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel e a Avenida Antônio Carlos. Porém, quando foi apresentado à Câmara Municipal, houve um pedido por parte dos parlamentares, de ampliação para outros pontos, o que acarretaria num aumento do custo.
Com as modificações o projeto passou para 750 mil reais. Na última terça-feira (16) foi encaminhado ao Legislativo um convênio no valor de 500 mil, sendo aprovado pelos parlamentares, por onze votos contra um. Agora, além da região central, a Igreja Matriz de São Domingos, Avenida Imbiara até a terceira rotatória sentido Centro/Bairro, Avenida Washington Barcelos e a entrada da cidade, devem receber iluminação no período de 15 de novembro a seis de janeiro de 2015.
“O comércio como é o maior empregador da cidade e muitas pessoas dependem dele, nós temos que aproveitar para valorizar o setor nessa época e os empresários terem o retorno nos negócios. Então entendemos que essas áreas devem ser valorizadas. Pensando nisso, estamos focados na movimentação cultural. Vamos procurar artistas aqui de Araxá mesmo, provavelmente com a Escola de Música e, com certeza isso vai trazer movimento e benefícios”, explica Itamar.
Outra novidade ficará por conta das ações culturais. Todos os dias, a partir das 18 horas, haverá o acendimento das luzes e apresentações artísticas com diferentes manifestações no Centro e Teatro Municipal. Para isso, a CDL vai investir em artistas locais, segurança e profissionais para a montagem de cenários. Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araxá, a entidade vai buscar parcerias com a iniciativa privada para completar o valor de 750 mil.
“Como o convênio aprovado foi de 500 mil, as demais atrações acabam aumentando o custo final em mais 250 mil reais. Dessa forma vamos atrás de empresas para que nos ajudem a aumentar esse valor e chegar ao projeto como ele foi pensado”, completa o presidente.
Em breve será lançado o concurso de Natal com as lojas. A ideia é premiar o estabelecimento que investir na criatividade na decoração. A residência que apostar no diferencial para o espírito natalino também será premiada. E as escolas da rede pública vão participar através do arranjo mais bem elaborado.
Ascom CDL/Araxá