Foram nove dias de atividades promovidas pela Asttran na cidade
A Semana Nacional de Trânsito, realizada no município de Araxá, Alto Paranaíba desde o dia 15 deste mês, encerrou na manhã desta quinta-feira, dia 25, com uma palestra na sede do Sest/Senat.
O evento contou com a presença de agentes das Polícias Militar e Rodoviária Federal (PRF), além de representantes do DER, colaboradores do Estacionamento Rotativo, profissionais da Asttran e estudantes da rede municipal de ensino.
Várias ações foram feitas durante mais de uma semana, com objetivo de sensibilizar motoristas e pedestres, a fim de reduzir as ocorrências e demais problemas geralmente enfrentados no trânsito.
Vídeos reais e simulação de acidentes foram apresentados pela polícia no encontro. Os dados reforçam a tese de que no país se morre mais em acidentes de trânsito, do que por homicídios e doenças como o câncer.
Na visão das autoridades, para que se tenha uma convivência mais harmoniosa nas vias públicas, é necessários fazer com que os condutores e pedestres respeitem mais o Código de Trânsito. “A educação é passada de geração em geração. A participação deve abranger todas as faixas etárias. Para pais, professores e empresários as atitudes corretas podem salvar vidas. Mas é preciso mudar, e para isto, será necessário que a conduta coerente ocorra individualmente. Os educadores, estudantes podem dar os primeiros passos para transformação. E dessa forma se comprometer para valorização da vida”, orienta Cintia Cibele Monteiro de Barros Lourenço, supervisora na educação do trânsito.
O alerta é para o uso do cinto de segurança e controle de velocidade. Mas neste ano, o foco está direcionado aos pedestres para que usem corretamente a faixa ao atravessar uma via. O Sest/Senat também realizou mobilização na tentativa de conscientizar a comunidade sobre o papel de cada um.
“Esse ano, fora o trabalho que fizemos a respeito da conduta da população em relação a faixa, nós também fizemos ações em parceria com a sociedade no sentido de aprender a conviver com os amigos ciclistas, que é questão de cidadania e segurança. Então, estamos incentivando o
uso da bicicleta devido a mobilidade urbana e também a segurança desses condutores”, conta Leonardo de Oliveira Nery, coordenador de desenvolvimento profissional do Sest/Senat.
As ações da Semana Nacional envolveram abordagens em vários pontos da cidade, com blitze educativas, debates sobre o trânsito nas escolas e inúmeras outras atividades direcionadas a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
Segundo o assessor de trânsito e transporte da Asttran, Bruno Pereira, as ações não se encerram. “Inicialmente elaboramos um cronograma anual. Ainda não temos na grade curricular das escolas a disciplina trânsito, mas de alguma forma vamos inserir na educação. Vamos aproveitar a rede municipal de ensino e, posteriormente, aplicar na estadual. Fora as atividades que precisam continuar no cotidiano pelas ruas e avenidas públicas”.