Em dois dias de eventos, mais de cinco mil pessoas passaram pela instituição de ensino
Pelos extensos corredores do colégio, os visitantes mesclavam cenas da vida real a trechos do mundo da imaginação. Personagens e objetos misturados a curiosidades de centenas de pessoas que passaram pelos dois dias da mostra. Para os estudantes uma maneira de ampliar os horizontes.
“Eu acho muito importante nós mostramos a comunidade, que estamos ligados à cultura também. E destacar vários pontos, como palestras para os jovens descobrirem a profissão, salas interativas. Sem falar que todas essas ações podem colaborar com o fortalecimento do turismo local”, falou animada a estudante do 9º ano, Fernanda Borges de Carvalho.
Os projetos são frutos de resultados de pesquisas e estudos realizados no primeiro semestre. Foram montadas 26 salas com o objetivo de mostrar a ação pedagógica desenvolvida na escola, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com palestras, oficinas, atividades esportivas, exposição, dentre outras.
Sensações e sabores puderam ser conferidos. Dentro da disciplina de Biologia, dos alunos do primeiro ano, do ensino médio montaram um espaço gourmet para degustação dos pratos típicos das regiões brasileiras. Segundo o professor da matéria, Renato Barcelos, a iniciativa ajuda aproximar o cidadão das mais diferentes culturas do país. “A partir do momento que começamos a estudar os biomas, as características da fauna e flora, eles foram se apropriando desse conhecimento e aí, como uma demonstração da nossa prática pedagógica, montamos o projeto.
O raciocínio lógico e a concorrência saudável também foram estimulados no encontro. Estudantes a partir do 4º ano disputaram medalhas na Olimpíada de Matemática do São Domingos. As questões foram feitas pelos professores, divididas em três etapas. Os participantes tinham dez minutos para responder cada pergunta. Quando mais rápido achasse a solução, mais recebia pontuação.
“A gente percebe um entusiasmo maior exatamente pela competição. Incentivamos de forma positiva a rivalidade e eles gostam bastante. Com reflexo, inclusive, dentro da sala de aula. Tentamos colocar situações que exijam mais que o conhecimento cognitivo”, explicou a professora de informática, Maria José Costa
A segunda edição da mostra olhares aconteceu entre os dias 25 e 26 de setembro do Colégio São Domingo, em Araxá, Alto Paranaíba. De acordo com a direção, cerca de cinco mil pessoas passaram pelo local em busca de novas experiências. “O objetivo é partilhar. Porque eu acredito que nesse mundo tudo aquilo que pode ser dividido vai enriquecer. Então, se eu tenho uma ideia eu posso partilhar com o outro e, ele traz também. Quantas sugestões existem de didática que podem ser aproveitadas em outra instituição de educação. Faz parte da nossa filosofia”, contou a diretora Ana Cristina Cunha Borges.