Cerca de 15 mil pessoas participaram dos quatro dias de evento
Quem passava pela livraria faltando poucas horas para o encerramento do 3º Festival Literário em Araxá, Alto Paranaíba, tinha a breve impressão de estar num saldão do conhecimento. Centenas de pessoas com sacolas ou mesmo com enorme quantidade de livros nas mãos, a procura da obra preferida no último instante, após quatro dias em que a cidade respirou literatura.
“Eu fico com vontade de levar um caminhão fechado de livros. Adoro ler. Acho magnifico. É a melhor distração que se pode ter. O livro instrui e nós viajamos nas palavras. Por isso, acredito que faça muita falta na casa ter uma biblioteca”, comentou a escritora Cecília Beatriz Porfirio Rosa.
Como não poderia deixar de ser, a programação do domingo foi inteiramente voltada para as crianças. Chamou atenção da meninada o espetáculo teatral “Mania de Explicação” com a Cia Canguru. A peça, baseada no premiado livro de Adriana Falcão, foi assistida por cerca de 300 crianças.
A festa continuou com Rodrigo Libânio, que animou as crianças contando e cantando histórias. A última atração do dia ficou por conta do escritor e músico Tino Freitas, autor da canção do Tamanduel, que promoveu mais atividades infantis com o tema “Quem quer Brincar Comigo?” e colocou a música da mascote na ponta da língua da criançada.
“Acho importante para as crianças terem esse contato com a cultura, para crescerem com esse intuito de buscarem mais. As atrações é uma boa maneira de trazer os filhos e os pais, influenciando na procura por conhecimento”, disse a bióloga, Mafalta Costa.
Em quatro dias de evento, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo Fliaraxá. Ao todo foram vendidos 40 mil livros. A programação do III Fliaraxá incluiu palestras e oficinas a cargo de escritores, jornalistas, artistas e pensadores como Affonso Romano de Sant’Anna, Alexandre Borges, com o espetáculo “Poema Bar”, Clóvis de Barros Filho, Chico dos Bonecos, Daniel Mordizinski, Eliane Brum, Elisa Freixo, Eduardo Moscovis, com o espetáculo “O Livro), Evandro Affonso Ferreira, Fábio Cesnik, Fabrício Carpinejar, Fernanda Vianna, Gustavo Penna, Humberto Werneck, Jacques Fux, José Luiz Goldfarb, Kledir Ramil, Laura Conrado, Leila Ferreira, Luiz Ruffato, Luiz Vilela, Marcelino Freire, Marcia Tiburi, Martha Gabriel, Martha Medeiros, Mary Del Priore, Mauro Ventura, NajlaAssy, Paula Pimenta, Raphael Montes, Rodrigo de Faria e Silva, Rodrigo LibânioChristo, Rubia Mesquita, Santiago Nazarian, Tino Freitas, Victor Andresco e Zuenir Ventura.
Entre outras atrações, o III Fliaraxá promoveu, em parceria com o Hay Festival, um dos mais conceituados festivais literários internacionais, uma exposição do renomado fotógrafo Daniel Mordzinski, com a inédita exposição “Quartos de escrita – Retratos de Escritores em Hotéis”. A mostra enfoca 70 grandes autores da literatura mundial clicados em hotéis, pelo mundo afora. Trata-se de uma homenagem do Fliaraxá pelos 70 anos do Grande Hotel.
O público do Fliaraxá pode ver 70 retratos de escritores da importância de Jorge Luis Borges, José Saramago, Ernesto Sabato, Gabriel García Márquez, Mario Vargas Llosa, Eric Hobsbawm, Nadine Gordimer e Umberto Eco, captados em momentos de intimidade e reflexão, mas também de leveza e bom humor. A exposição “Quartos de escrita – Retratos de Escritores em Hotéis” fica aberta para visitação até 30 de outubro, de 9h às 18h, com entrada gratuita, no Grande Hotel Tauá, na Sala São João Del Rey.