A 24º do evento leva ao público apresentações artísticas e ainda oferece seis oficinas gratuitas
Por enquanto as cortinas ainda não se abriram para os artistas locais mostrarem o talento. Mas quem vai subir ao palco acerta os detalhes nos últimos ensaios para nada sair errado. Ana Karla Freitas é bailarina há dez anos e pela primeira vez vai participar de uma apresentação, na 24º edição do Encontro Sesi de Artes Cênicas, pela Escola Centro de Danças Kathak (CDK).
“A expectativa é grande porque como vêm grupos de fora, renomados nossa ansiedade aumenta para dar o melhor e fazer bonito. E a melhor forma de ter conhecimento sobre o mundo da dança é participando. Dessa forma vamos aprimorando e tendo bagagem pra passar aos outros”, conta Ana Karla.
Este ano a escola vai apresentar, no domingo dia 2, na Fundação Cultural Calmon Barreto, o espetáculo ‘Elvis Presley: do clássico ao rock’, que terá duração de 45 minutos e vai envolver 35 dançarinos. Os ensaios estão sendo realizados todos os dias e tem duração média de duas horas.
“Em outros eventos levamos coreografas paralelas. Para esse estamos levando um espetáculo maior, tanto no número de envolvidos quanto no tempo de duração. Então a responsabilidade é grande para apresentar uma atração de qualidade ao público. Os ensaios tem sido intensos”, explica o professor, Valmir Santos.
Quando o show começar, além das apresentações de dança, os espectadores vão conferir de graça espetáculos entre teatro e música. A proposta este ano é levar ao público encontro memoráveis.
Para o diretor do CDK, Ítalo Zitão, é uma oportunidade de aproximar artistas e espectadores. “Essa é a primeira vez que apresentamos com um espetáculo mesmo. É uma maneira de mostrar que no interior também tem cultura e, não apenas nos grandes centros. E, podemos exportar nosso trabalho para outros locais do país. Essa é nossa principal intenção ao participar”.
Oficinas
A 24ª edição do Encontro SESI de Artes Cênicas de Araxá, que tem como tema “Arte e realidade”, destaca as relações cada vez mais intensas entre a criação artística e a vida real e cotidiana.
Apresenta um conjunto de espetáculos que tem como inspiração biografias, fatos históricos, documentários, histórias verídicas, que vão do drama à comédia, do teatro à dança e ao circo, do cênico às artes visuais. Paralelamente, a cidade também recebe oficinas, intervenções e shows.
Os interessados em participar das oficinas podem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de outubro, pela internet ou presencialmente, e garantir sua presença nas atividades que acompanham as atrações teatrais, entre 31 de outubro a 8 de novembro. Seis oficinas compõem a programação.
- “Teatro de rua: do jogo ao desafio da representação”
Cia. Valentina (Araxá)
31/10 a 4/11, das 14h às 18h no Centro de Cursos Teatrais
- “Empreendedorismo Cultural”
Diógenes Marques (Uberaba)
2/11, domingo, das 15h às 19h na Unidade SESI/ SENAI
- “Autobiografia feminina e criação em teatro”
Cida Falabella e Denise Pedron (Belo Horizonte)
5, 6 e 7/11, das 14h às 18h na Unidade SESI/ SENAI Araxá
- “Criação e Composição de Figurino”
Carloman Bonfim (Belo Horizonte)
5 a 8/11, das 14h às 18h na Unidade SESI/ SENAI Araxá
- “Fotografia nas Artes Cênicas”
Guto Muniz (Belo Horizonte)
6 e 7/11, das 9h às 13h e das 14h às 18h, na Unidade SESI/ SENAI Araxá
- “Técnica Vocal e Expressividade no Canto Popular”
Priscilla Cler (Belo Horizonte)
6 a 8/11, das 9h às 12h, na Unidade SESI/ SENAI Araxá
Serviço
Evento: 24º Encontro Sesi de Artes Cênicas de Araxá
Oficinas gratuitas
Inscrições: de 13 a 31 de outubro
Internet: www.encontroartescenicasaraxa.blogspot.com
Presencial: Escola de Cultura SESI Araxá com Ana Paula
Av. Ítalo Rossi, s/n, Santa Rita | (34)3662-3038 | Horário comercial