Programação acontece entre os dias 23 a 31 de outubro, com várias atividades culturais
Começou ontem (23) as ações em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB), que seguem até dia 31 de outubro, em Araxá, Alto Paranaíba. A Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa realiza uma série de atividades de incentivo à leitura. Durante todo período, visitas de alunos do ensino fundamental das escolas da cidade, exposições, apresentações e contação de história serão realizadas.
“Queremos que o leitor conheça o livro, sinta. E tem de experimentar porque quando acontece esse encontro você se apaixona. Nossa ideia é trazer os jovens, as crianças e o adulto para conhecer esse espaço. Caso você conhece um autor e, se interessa, não para mais.”, explica a diretora Fátima Borges.
A semana tem como objetivo incentivar a leitura e estimular a construção do conhecimento, difundir o livro e divulgar o papel da biblioteca como instrumento de democratização, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, difunde a profissão do bibliotecário e de todos que trabalham nesta área possibilitando a valorização destes profissionais.
“Tentamos trabalhar com muito profissionalismo. Buscamos ter em mente qual nossa contribuição não somente profissional, mas também como cidadão. Nós temos que mostrar que a pessoa tem direito a esse acesso a cultura. Queremos mostrar ao leitor que ele ter direito de ser leitor, na medida em que toma consciência disso”, diz a bibliotecária Maria Amália Dumont de Oliveira.
A abertura oficial contou com a participação de alunos da Escola de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo. O escritor e juiz de direito, dr. Renato Zupo também esteve presente e fez a doação de exemplares da história de ficção Verdugo à Biblioteca.
“Como sempre ressaltamos que um povo precisa representar bem a cultura que possuí; o solo em que pisa, ao longo de sua existência. Não há motivo pra se viver se não compreender a vida. Isto através da leitura é fundamental. O que eu puder fazer para divulgar a cultura, eu farei”, afirma o escritor Renato Zupo.
Programação
Dia 24
Horário: 7 às 19 horas – Exposição Sistema Solar
Horário: 14 horas – Contação de História – Mônica e Elaine
Dia 27
Horário: 8 às 15 horas – Peça teatral – Papelito, em busca da Boa Leitura
Dia 28
Horário: 15 horas – Literatura e música – Jorge Vínis.
Dia 29
Horário: 15 horas – Contação de História – Janaína e Silvania, com participação da Academia Juvenil de Letras.
Dia 30
Horário: 17 horas – Chá de Livro, com participação da Academia Juvenil de Letras.
Dia 31
Horário: 9 às 15 horas – Contação de História, com o Grupo de Incentivo a Leitura – SME