Atração veiculada pela Rádio Volt e o portal Minas no Foco destinou mais de duas horas de informação sobre o domingo de votação
O núcleo de jornalismo da Rádio Volt e do portal Minas no Foco montou uma programação especial para realizar uma ampla cobertura do 2º turno das eleições 2014, neste domingo (26). Os dois veículos uniram esforços para repercutir ao internauta e ouvintes, como foi à votação dos araxaenses e as projeções referentes aos próximos anos de governo.
A partir das 19 horas, a equipe se mobilizou para cobertura ininterrupta e ao vivo, com informações da movimentação dos candidatos, além da atualização em tempo real dos resultados da apuração, divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mais de 11 mil pessoas acompanharam o trabalho desenvolvido, pela internet e pelo rádio.
Os jornalistas Caio Ranieri e Wallace Coelho, juntamente com o também jornalista Germano Afonso passaram dados atualizados sobre a corrida eleitoral. E abriram espaço para o livre debate de ideias, com participações pelo telefone e depoimentos de autoridades políticas do município.
“Primeiro a transmissão foi muito importante porque com exclusividade, a Rádio Volt trouxe até os ouvintes araxaenses o resultado local. As pessoas queriam saber como foi à votação na sua cidade. E aqui nós vimos o crescimento do PT e da presidente, maior que o Aécio, mesmo que com isto ela não tinha vencido no município. A diferença foi de menos de 1% e bastante acirrada”, disse Germano Afonso.
Somaram-se aos três, a jornalista Anete Di Mambro, que destacou a importância da iniciativa e os efeitos da escolha dos brasileiros. “O programa foi muito bacana e deu oportunidade de todos nós falarmos. Valeu a pena. Agora, falando sobre o resultado, confesso que fiquei bastante triste com índice de abstenção. Porque o nosso Brasil precisa ser administrado pela presidente, mas por todos nós que estamos aí para fiscalizar. Ela vai ter uma tarefa de comandar um país dividido”.
E o sindicalista Heli Aires, que acredita na necessidade de uma enorme reforma política e o enfrentamento aos grandes problemas nacionais. “Fiquei feliz com a participação e é o resultado da democracia. O Brasil dá um exemplo e o PT vai para os 16 anos de poder, porém com um problema muito sério: resolver a situação da corrupção do país. Resolver o problema da impunidade. E essa situação está no poder, em todas as esferas. Precisamos colocar essa impunidade na linha de frente”.
Participaram ainda da transmissão, Marcelo Adriano, no fomento as redes sociais e colaborando na coleta de informações, e Guingo Mendes, diretor da Rádio Volt FM, que deu o apoio técnico necessário, para que a transmissão acontecesse.