Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, foi realizado o 4º Levantamento por toda a cidade
O LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti) é fundamental para gerar informações oportunas a fim de aumentar a eficácia do controle e combate ao vetor Aedes aegypti. Essas informações direcionam o trabalho diário nas áreas de endemias, bem como mostram áreas prioritárias para as ações de mobilização social.
Foram visitados, em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, 3.397 imóveis e encontradas 14 amostras positivas para Aedes aegypti. O índice de infestação predial do município foi de 0,4%, o que caracteriza baixo risco para epidemia.
O depósito predominante foi o do tipo B – que são depósitos móveis (vasos, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais etc.). Houve um empate entre os depósitos dos tipos A1 (caixa de água ligada à rede/depósitos elevados) e C (depósitos fixos-/tanques, obras, borracharias, calhas, lajes).
É importante ressaltar que a eliminação dos criadouros predominantes depende da ajuda, colaboração e atitude de todos os moradores. Esses criadouros são depósitos móveis criados por nós, que necessitam ser lavados ou mantidos secos.
Os maiores índices de infestação foram os das áreas de endemias 2, 4, e 7 com 0,8% de infestação predial compreendida pelos bairros Caiçaras, Novo Horizonte, São Francisco, Rosário, Céu Azul, Vila Rosa, Jardim Paulistano, Residencial Gramado e Centro.
Os agentes alertam aos moradores desses bairros para que eliminem os focos em suas residências. O índice de 0,4% significa baixo risco, mas o cuidado deve ser permanente para combater a dengue.
Apesar do índice de infestação das áreas 2, 4 e 7 serem os maiores, não se pode descuidar das demais localidades, pois o período de chuvas se aproxima e os fatores climáticos colaboram para a proliferação do mosquito.
A ajuda e colaboração da população são imprescindíveis para o controle e combate ao mosquito transmissor da dengue.
Ascom Prefeitura de Patos