Em Sacramento são aplicadas em média 800 doses de vacinas por mês
A Prefeitura Municipal de Sacramento, no Triângulo Mineiro, através da Superintendência Municipal de Saúde reformou a sala de vacinação e o atendimento ao público já está sendo realizado. A sala de vacinação fica na UBS Aracy Lopes Pavanelli, localizada na praça Idalides Milan de Resende, s/n, das 7h às 16h, com atendimento de segunda a sexta-feira.
Em Sacramento são aplicadas em média 800 doses de vacinas por mês. São administradas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação, ou seja, conforme o Ministério da Saúde determina ao longo do ano, como por exemplo, BCG que previne contra formas graves de tuberculose, Hepatite B, Pentavalente que previne difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções causadas pelo haemophilus influenza e tipo B.
Ainda a Poliomielite contra paralisia infantil, Rotavírus contra diarréia por rotavírus, Pneumocócica 10 que previne doenças invasivas e otite média aguda causadas por Streptococcus, pneumonia e sorotipos. Além de meningite C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba e rubéola, Hepatite A, Difteria, tétano e coqueluche, varicela/catapora, Difteria e tétano e HPV(câncer do colo de útero).
“É importante salientar que essas vacinas são ministradas conforme calendário nacional de vacinação e que graças a essas iniciativas, por exemplo, a Poliomelite foi erradicada do Brasil”, exalta a chefe da seção de Epidemiologia Merllyn Matos Ocanha. Ainda segundo Merllyn todo cidadão tem direito a receber qualquer tipo de vacina, sendo avaliado caso a caso, independente do calendário nacional.
Para o prefeito Municipal Bruno Cordeiro, a entrega da reforma da sala de vacinação faz parte do conjunto de obras que já foi entregue e outras que estão sendo executadas pela atual administração no município de Sacramento. “Nosso objetivo é que o cidadão sacramentano receba um atendimento próprio e adequado que é de suma importância para a saúde de nossa população”, pontua.
Ascom Prefeitura de Sacramento