Levantamento da Polícia Militar mostra que número de acidentes reduziu em 20% na cidade de 2013 para 2014
Uma ação de conscientização voltada para motoristas, motociclistas e pedestres foi realizada na sexta-feira (14) em Araxá, Alto Paranaíba, Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito. A iniciativa é da administração municipal, através da Assessoria de Trânsito e Transporte (Asttran) em parceria com a Polícia Militar da cidade.
O trecho da Avenida Imbiara, próximo ao Estádio Fausto Alvim foi sinalizado. Mas os condutores que esperavam uma blitz rotineira foram pegos de surpresa ao se depararem com panfletos informativos e, uma equipe de profissionais da segurança que saiu às ruas para levar informações.
“Acho legal essa campanha e é importante estarmos sempre atento às leis de trânsito, cinto, deixar o celular de lado, para ter uma dirigibilidade mais tranquila, mais segura. É um alerta especial para todos nós”, comenta o designer, Alessandro José Paiva.
O índice de imprudência dos condutores tem aumentado devido a fatores como o uso de bebida alcoólica, a falta de respeito às sinalizações e a falta de consciência com as leis de trânsito.
“Mais do que pensarmos em números, estatísticas, uma vida perdida no trânsito, ela não tem preço. Os acidentes são presumíveis. As causas, muitas vezes, têm ligações com o desrespeito às regras de trânsito. Então, o nosso objetivo é conscientizar os motoristas, para que façam uma reflexão a respeito das suas atitudes no trânsito. Para que não passem por essa dor, que eu mesmo já passei”, explica o capitão Reginaldo Corrêa Silva.
Dados da assessoria da Polícia Militar de Araxá mostram que em 2013, de janeiro a dezembro, foram 1038 acidentes com vítimas ante 1029 sem vítimas.
Enquanto neste ano, no período de janeiro até sete de novembro, os números apontam 414 acidentes com vítimas contra 942 sem vitimas.
A boa notícia é que do ano passado para esse ano, a frota de veículos aumentou. Saltou de 60 Mil para 70 mil veículos em Araxá. Mas o número de acidentes reduziu em 20%. “Nós temos tentado andar em dia com a sinalização. Seja ela horizontal, vertical, semafórica, controle de velocidade através dos radares. Tudo isso tem contribuído bastante para redução dos acidentes. Hoje o condutor está mais consciente. E temo de parabenizar. Mas o número ainda é baixo”, explica o assessor da Asttran, Bruno Borges.
Em outubro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma Resolução estabelecendo o terceiro domingo de novembro como o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.