Diretoria de Meio Ambiente foi a responsável pela solicitação da supressão das espécies mortas
A Prefeitura Municipal de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, realizou a supressão de aproximadamente 30 árvores, espécies aroeirinha salsa, que estavam mortas ou em processo de senescência, ao longo da avenida Fátima Porto, no trecho entre as avenidas Brasil, Paranaíba e Piauí. A supressão das espécies foi feita pela Secretaria de Infraestrutura, através do setor de serviços urbanos.
A Diretoria de Meio Ambiente foi a responsável pela solicitação da supressão das espécies mortas ao longo da avenida, depois de uma análise de árvores urbanas (avaliação fitossanitária) realizada pelo bióloga da diretoria, Eni Amaral, através de pedido protocolizado no processo nº 12130/2014, encaminhado pelo Diretor de Meio Ambiente, Civuca Costa, recomendando as intervenções naquela área, devido a situação debilitada de muitas espécies.
O estudo foi concluído em julho de 2014 e encaminhado ao setor da Prefeitura Municipal responsável pelo corte, poda e manutenção de árvores e jardins. Conforme o Código Municipal de Arborização Urbana, foi formalizado no escritório local do IEF de Patos de Minas, o requerimento próprio para que seja emitida autorização de supressão das árvores. A Secretaria de Infraestrutura realizou tais procedimentos e os cortes foram realizados no final do mês de outubro.
A Diretoria de Meio Ambiente registrou no Relatório Técnico Conclusivo, cumprindo-se determinação do Código de Arborização Urbana, que, após a supressão, deverá ser providenciada a substituição através de plantio de espécies de pequeno porte, adequadas para arborização urbana, de sistema radicular compatível com o espaço disponível e com a canalização no local.
No ano passado, foi realizada a 1ª etapa da Análise Fitossanitária pela Diretoria de Meio Ambiente em uma lista recomendada pela Cemig de 100 árvores que estavam em estado de risco nas vias urbanas de Patos de Minas. A avaliação foi feita, incluindo as paineiras da avenida Paranaíba, que caíram recentemente com as chuvas.
A equipe da Diretoria de Meio Ambiente sugeriu e solicitou a substituição das árvores que caíram e as que deverão ser suprimidas ainda na próxima semana. No lugar das paineiras da avenida Paranaíba deverão ser plantadas espécies de magnólias, lanterneiras, flamboyants, sete copas, ipês mirins e árvores de médio porte, para evitar quedas e riscos de futuros problemas com chuvas ou vendavais.
A Diretoria de Meio Ambiente, recentemente, sugeriu ao Município a contratação de uma equipe para cuidar especificamente da área de jardinagem, com manutenção, poda, corte e plantio de árvores nas vias públicas, praças, logradouros e canteiros centrais das avenidas de Patos de Minas.
Ascom Prefeitura de Patos de Minas